Últimas indefectivações

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Onomástica clubista

"Escrevo hoje sobre curiosidades onomásticas. Em regra, os clubes têm incluído no seu nome completo a sua cidade-sede. Mas há  clubes dos principais escalões que são excepção: o Gil Vicente (de Barcelos), os dois Vitórias (de Guimarães e de Setúbal, no entanto mais conhecidos pelo nome das cidades), Sporting e Atlético (ambos de Lisboa). De todos os clubes da capital que já passaram pela 1.ª divisão, só o Sport Lisboa e Benfica e o Clube Oriental de Lisboa têm a cidade no seu nome.
Já o Sporting e o Atlético são os únicos clubes que não tendo o nome da sua cidade, têm, porém, o nome de Portugal. Patriótico, dirão uns. Megalómano, dirão outros. Ah, já me esquecia, leões e alcantarenses tiveram, durante 1948 e 1991, a companhia do Império Clube de Portugal (de Lisboa, Calçada da Picheleira).
É raro dizer-se o nome completo de um qualquer clube. Já o FCP é dito, por muitos, sempre como Futebol Clube do Porto, mesmo se a jogar outra modalidade que não o futebol. Por exemplo, em Espanha ninguém diz Futebol Clube de Barcelona, mas simplesmente Barcelona...
No mapa futebolístico mundial, há outros casos interessantes. Em Espanha, há um clube com um nome político com a ligação ao Reino, ainda que em catalão: o Real Club Deportiu Espanyol de Barcelona. Na capital austríaca mora o conhecido FK Austria Wien, que, assim, une país e cidade.
No Brasil, há clubes associados a países: ao próprio Brasil (Clube de Regatas Brasil, de Maceió), a Portugal (Associação Portuguesa de Desportos, de S. Paulo) e América (America Football Clube, do Rio de Janeiro e América Futebol Clube, conhecido como América Mineiro, de Belo Horizonte)."

Bagão Félix, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!