Últimas indefectivações

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Vermelhão: até ao fim...!!!

Corruptos 1 - 1 Benfica


Nunca vi (ou ouvi) tanta gente indignada com a injustiça de um resultado de Futebol, como esta noite... nas televisões portuguesas!!!! É um espectáculo... Aparentemente, a memória da forma injusta como o empate 'fugiu' ao Benfica, na época anterior, neste mesmo Estádio, a 4 minutos dos 90, foi esquecida... E a forma absurdamente injusta, como o Benfica perdeu na Luz, contra este mesmo adversário, também na época anterior... é algo tão distante, que só alguns Benfiquistas se recordam...!!!
Vamos por partes: esta semana o calvário das lesões virou-se para a nossa Defesa... primeiro foi o Fejsa, o 'tractor' que facilita o trabalho da nossa linha defensiva - o nível do Fejsa é tão alto, que desconfio que não existe substituto no Benfica, nem em outra equipa qualquer... o problema não se chama Samaris, simplesmente, ninguém faz aquilo que o Fejsa faz!!!!
Depois foi o Grimaldo... que além do seu trabalho defensivo, é um dos nossos principais desequilibradores ofensivos... Tenho a certeza que com o Grimaldo em campo, o posicionamento 'sem bola' dos Corruptos tinha sido diferente: todas aquelas situações que o Eliseu recebeu a bola, só com um defesa pela frente, com o Grimaldo em campo, tudo seria diferente, o treinador dos Corruptos era obrigado a ter outro jogador 'próximo'... Mudava tudo...!!!
E poucos minutos depois do jogo começar, foi a vez de Luisão... o jogador que tinha recuperado, a pulso, a titularidade... que tinha conseguido manter a baliza 'limpa' desde que 'regressou'! Muito importante no jogo área defensivo... Independentemente das qualidades do Lisandro, ficar sem o Capitão fez mossa...
Ainda por cima numa equipa tão jovem, praticamente meia equipa sub-23: Ederson, Semedo, Lindelof, Cervi e Guedes... e ainda Horta!
Reforçando este 'problema' da inexperiência, tivemos um Clássico à antiga, onde os Corruptos, tentaram recriar ao máximo o pior ambiente dos anos 90: condicionando a nomeação dos árbitros; ameaçando tudo e todos durante a semana...; problemas na chegada ao Hotel; petardos durante a madrugada junto do Hotel...; suspeito que na chegada da equipa ao Estádio, também tenha sido montado mais um 'espectáculo'...!!! Enfim, intimidação pura e dura...
Neste contexto, sem Jonas, Rafa, Jardel, Fejsa, Grimaldo (e Luisão), e com uma má opção estratégica do nosso treinador, na escolha do esquema... sair do antro, com empate, obtido no minuto 92, tem sabor a vitória...!!!
Como a auto-crítica no Benfica nunca irá desaparecer, tenho a certeza que muitos Benfiquistas ficaram preocupados com a nossa exibição. Principalmente até ao golo dos Corruptos. Mas é impossível, não analisar o contexto... O problema é que no próximo mês, vamos ter 3 jogos de grau de dificuldade elevado (Besiktas, Nápoles, Sporting), e o tal 'contexto', pelo menos em relação às lesões, pode ser igual... Até porque uma coisa é estar clinicamente recuperado, outra coisa, é estar em 'forma'!!!

O 'problema' (principal) esteve no meio-campo. Samaris / Pizzi foram totalmente 'envolvidos' na teia do adversário. Só quando Horta entrou, o Benfica melhorou... e melhorou porque voltámos a ter um Ala que joga 'por dentro': o Pizzi, desta vez na esquerda! Recordo que o uso do Pizzi na direita, durante a longa ausência do Salvio, foi essencial no equilíbrio táctico da nossa equipa, em muitos jogos, principalmente nos jogos mais difíceis...
O treinador adversário, jogou muitas vezes contra o Benfica, enquanto treinador do Rio Ave. É verdade que o treinador do Benfica era outro, mas o Benfica já jogava em 442. Aquilo que Nuno 'Picasso' fez hoje, já tinha tentado fazer nesses jogos do Rio Ave...
Rui Vitória, devia ter reconhecido o erro mais cedo. Eu sei que depois da substituição do Luisão, era complicado 'gastar' outra substituição na 1.ª parte, mas na minha opinião, era isso que deveria ter sido feito a meio da primeira parte...!!!
A partir daqui, é fácil chegar à conclusão que todos os nossos jogadores, jogaram mal!!! Mas na minha opinião, o erro foi táctico, não foi 'individual'!!!!
Diga-se também, que apesar do 'erro' inicial, e/ou do atraso das substituições, o facto é que no final, mais uma vez, o Rui Vitória acabou por mexer bem na equipa... provando que uma das suas melhores qualidades, é mesmo a capacidade de leitura de jogo no banco...
E se no ponto de vista organizativo tivemos problemas, no espírito e na garra, demos tudo... e mais uma vez, num jogo 'grande' marcámos um golo nos descontos!!! Esta equipa, já merece a 'marca' de nunca desistir... podemos não estar num daqueles dias onde os astros estão todos alinhados, mas mesmo nesses dias, lutamos até ao fim...
O Ederson acabou por fazer um jogo ingrato, pois fez várias grandes defesas, mas depois 'errou' no golo sofrido... a bola não pode passar por aquele sítio... E a maneira mais 'fácil' de defender aquele remate era com o pé...!!!
Uma nota positiva para o Lindelof e o Lisandro, que com a equipa tão desequilibrada, com tantos adversários para defender, com a bola a entrar com muita facilidade nas nossas 'costas', conseguiram defender muito... e ainda tiveram a cabeça fria, para não fazerem muitas faltas... Com todos aqueles mergulhadores não foi nada fácil!!!
O futuro de André Horta no Benfica, não passa obrigatoriamente pela posição 8. Já no jogo com o Dínamo cheguei a 'pedir' a entrada do Horta para 10... e hoje, se calhar teria sido uma boa decisão!!! Com o regresso de alguns dos lesionados, com a afirmação de Pizzi no meio... com Danilo à espreita, o Horta tem qualidade para jogar noutras posições!
Sobre a arbitragem, tenho que rever o jogo sem a 'emoção' do resultado, para ter mais 'certezas', mas à partida não gostei... A impunidade disciplinar Corrupta foi demasiado evidente... o Gonçalo não partiu a perna, porque não calhou, e o gajo nem sequer marcou falta... aliás, nos 'últimos' 30 metros, não houve uma única falta a favor do Benfica!!!! O Cervi é virado do avesso (e o Horta também)... o Mitro está o jogo todo a ser agarrado e puxado e está tudo bem...!!! Bem, pelo menos não foi na conversa dos mergulhos constantes dos simuladores adversários...!!!!!
Não posso acabar esta crónica, sem referir uma evidência: independentemente dos níveis de motivação para este jogo, e/ou da lavagem cerebral que o Picasso dos treinadores deu aos seus jogadores... a verdade é que os jogadores Corruptos correram mais hoje, do que nos últimos 3 jogos!!!!!!! Mas além das 'correrias' o outro indicador que me retira todas as dúvidas, foi o nível conflitualidade... Desde do primeiro minuto protestavam com tudo e todos, rodeavam o árbitro... até a 'normal' substituição do Luisão, serviu para fazer um 'ajuntamento'!!!! Tudo este comportamento é um dos sintomas da 'amarelinha'!!!!
A verdade é que a paragem para as Selecções, acaba por ser ideal para curar a ressaca!!!! Agora, tenho a certeza que o stock da 'amarelinha' esgotou na Invicta!!!!!!
Sempre disse que este jogo não decidia o Campeonato... apesar dos 5 pontos de vantagem darem uma pequena margem de erro, até Maio vamos ter muitas Finais para ganhar...
E a chave da Glória, se calhar nem está na performance dos nossos adversários... a chave passa essencialmente por ter todos os jogadores disponíveis... todos! Rui Vitória tem sido mestre, na forma como tem encontrado soluções para tantas ausências, mas isto não pode continuar...!!!

5 comentários:

  1. Belo post, concordo com tudo. Uma pergunta, qual a substância a que se refere quando fala em amarelinha?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Actualmente não sei quais são as substâncias usadas, no tempo do Casagrande ficou famosa como 'amarelinha' e até provocou a perda de cabelo na maior parte dos jogadores dos Corruptos!!!!

      Abraços

      Eliminar
    2. Nesse caso poderia ser um derivado de DHT, como Winstrol por exemplo, que aumenta bastante a performance atlética

      Eliminar
  2. Serviço público. Obrigado! Glorioso cumprimento

    ResponderEliminar
  3. A "amarelinha" do druido Pôvoas, jà estava a ser utilizada MUITO ANTES do Casagrande jogar nas Antas. Jà se falava nisso hà bastante tempo pelas Tertùlias da Ribeira,( tal não era a sensação de IMPUNIDADE...de que o fcp gozava...); Entrevistado em Direto, no Brasil, pelo Jô Soares da TV Globo, Casagrande teve a franqueza de divulgar o que toda a gente supunha, sobre as "VIRTUDES DESSE "REMÊDIO MILAGROSO"...que NUNCA foi detetado em Portugal, apesar de haver alguns contrôles anti-doping por aqui e por ali, constando-se também que os prevaricadores ERAM AVISADOS COM ANTECEDÊNCIA...das datas e sobre que jogos incidiam. Tudo à farta. EVIDENTEMENTE QUE A IMPRENSA PORTUGUESA, sobretudo a Desportiva, NÃO DEU RELEVO NENHUM às palavras do Casagrande, denotando UMA COBARDIA QUE LHE Ê PECULIAR, esquivando-se SEMPRE a comentar tudo o ~que seja susceptîvel de pôr em causa a "honestidade"(???) do fcp, ne se arriscando a LEVAR NOS CORNOS. Ê muito mais SEGURO E SEM RISCO dissertar sobre os "vouchers" do Benfica.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!