Últimas indefectivações

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Perigeu

"1. Esta foi a semana do perigeu ou, como o povo prefere dizer, da Supertaça, enfim, aquele fenómeno que sucede quando o nosso satélite, devido à natureza elíptica da sua órbita, se situa no ponto mais próximo da Terra. Talvez seja por isso mesmo que não faltaram situações em que nos confrontámos com gente de cabeça enfiada nas estrelas, quer dizer, gente aluada.
2. Certamente que por mera coincidência, esta foi também a semana em que no desporto se conheceram mais representações de uma nova mania colectiva, nascida, crescida e multiplicada na e pela internet, isto é, de modo vital, para usar a nomenclatura cibernética. A coisa atende pelo nome de Manequim Challenge (basicamente, fotos tiradas como se toda a gente tivesse ficado paralisada) e já afectou igualmente a própria selecção nacional de futebol. A nossa e outras também. Que o digam os ingleses que, por causa de tal brincadeira, fizeram com que os três jornais mais lidos no país tenham convergido num único título: «Burros».
Entretanto, indiferentes àqueles breves instantes em que tudo parece congelado, ou petrificado em estátuas de sal, noutro distante canto do mundo, conhecido como Coreia do Sul, suspenderam-se aterragens e descolagens de aviões, estradas foram cortadas, camiões proibidos de circular, obras de construção interrompidas, lojas abriram mais tarde e pais encheram os templos rogando pelo sucesso dos filhos. Para quê tudo isto? Para que durante 30 minutos, e em 1183 locais disseminados por todo o País, o nível de ruído não interferisse com a atenção e concentração de 600 mil estudantes submetidos à prova de acesso à universidade. Jogava-se o futuro."

Paulo Teixeira Pinto, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!