Últimas indefectivações

domingo, 6 de setembro de 2015

No labirinto de Proença

"Não teve a discussão merecida a súbita mudança de opinião dos clubes que acabaram por rejeitar Luís Duque e colocar Pedro Proença na cadeira de presidente da Liga de Futebol Profissional. Depois de uma aclamação generalizada por ocasião da 'prestação de contas' da sua gestão e do avanço (induzido por essa aclamação) para uma 'renovação' de mandato determinada pela revisão dos Estatutos da Liga, não se compreenderam as razões (a não ser, objectivamente, da Sporting SAD e, perfunctoriamente, da FC Porto SAD) para o decaimento maioritário de Duque e essa conversão súbita ao ex-árbitro. Se foi pelo projecto, não se apreendeu nada de especialmente diferente de Duque ou, na novidade, compatível com os tempos e com a lei. Se foi pela equipa, nada foi avançado quando aos 'executivos' que se perfilavam, sendo certo que Proença trabalharia com os órgãos das listas de Duque. Se foi para minar o poder de Fernando Gomes e Vítor Pereira na FPF, só pode ser vista essa hipótese no espectro de um 'conto de crianças' - como a rejeição na Federação do sorteio dos árbitros decidido pelos clubes na Liga mostrou à saciedade. Se foi para os clubes obterem jogadores emprestados do Sporting e do FC Porto (táctica usada durante anos para constituir 'sindicatos de voto' nas assembleias da Liga), só pode ser ingenuidade pensar que essa cooperação dura mais do que o tempo dos negócios de ocasião. Enfim, se Mário Figueiredo se percebeu, Proença na presidência da Liga é um daqueles factos que parece ter sido uma espécie de capricho concretizado de alguns. Segue-se a pergunta cimeira: o que esperar da vontade de Pedro Proença em assumir este cargo e da capacidade da sua direcção?
Para além dos tacticismos e das manipulações, Proença marca um novo ciclo na gestão de topo do futebol associativo: um agente desportivo 'puro', que comungou do relvado e dos balneários com jogadores, treinadores e dirigentes ao mais alto nível. Sabe tudo do jogo e dos seus intervenientes, o que lhe confere outro tipo de autoridade e bom senso. Terá sido lúcido para aprender sobre aquilo que o 'negócio' hoje solicita e qual a posição comparativa que o nosso futebol pode ambicionar. Não terá contas para ajustar e, se as tem. deve optar pelo estilo federador (nomeadamente chamando árbitros, treinadores e jogadores para associados da Liga). Terá proveito em socorrer-se de recursos humanos íntegros e capazes, mesmo que isso desagrade aos 'interesses'. Se Proença agarrar esta oportunidade, outra história se começará a contar."

1 comentário:

  1. ...VERGONHOSO O QUE SE ESTÁ A PASSAR NA TVI24.....UM PROGRAMA NA LINHA DO MAIS TRANSFERENCIAS,COM OS MESMOS CABRÕES,COMANDADOS PELO PORTISTA JAQUIM...O BENFICA E FILIPE VIEIRA ESTÃO A SER ENXOVALHADOS POES ESTES FILHOS DA PUTA....COMO É POSSIVEL RECEBEREM PUBLICIDADE PAGA POR MILHARES DE BENFIQUISTAS,E ESTES CABROES ESTÃO A ATACAR VIL E VERGONHOSAMENTE O BENFICA.....OS DIRIGENTES DO BENFICA TÊM QUE POR FIM A ESTES CABROES....OS BENFIQUISTAS ESTÃO A SER ENXOVALHADOS.....ATÉ JÁ AFIRMAM QUE JESUS VAI GANHAR NO TRIBUNAL.....

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!