Últimas indefectivações

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

'Black' ('out') e outras cores ('in')

"Está confuso o mundo de cores no futebol. Não falo dos equipamentos alternativos que, para se diferenciarem das cores estatutárias, desfiguram a própria tradição. Escrevo, antes, sobre cores 'activistas' ou 'dirigistas': as que enquadram acções, omissões ou decisões fora dos relvados.
A primeira cor tem a ver com a usada e abusada, expressão blackout. É uma espécie de silêncio, com ruído. De irresponsabilidade, com despeito. De não capacidade de argumentação, com o incómodo do escrutínio. De ingratidão de fechar a boca para quem, de seguida, vai mendigar a 'notícia do dia'. Sobretudo na chamada yellow press (imprensa sensacionalista).
É claro que o efeito do blackout é tanto maior quanto for out of the blue (expressão idiomática inglesa que significa inesperadamente). Até se faz gala nisso, em estilo peitudo e raçudo. Ou seja, num ambiente que se quer red hot (quentíssimo).
Para accionar um qualquer blackout não há nada melhor que uma simples white lie (uma mentirinha insignificante), para simular combater um qualquer imaginário white elephant.
Ah, já agora: o blackout tem muitas vezes associada uma outra expressão de raiz black: black list. Observando tantos blackout que se sucedem no futebol, a expectativa é maior quando quem o decide is too green (inexperiente) nesta prática, seja em estilo black tie ou blue jeans. Claro está os blackout são bem mais divertidos, caso o twitter, o facebook ou o instagram a ele não aderirem...
Desculpem-me este jogo de cores em inglês, mas é a única maneira séria que tenho de olhar para estes caleidoscópios de disparates."

Bagão Félix, in A Bola

2 comentários:

  1. http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=531821
    sempre trafulhas
    está lhes no sangue

    ResponderEliminar
  2. Exmo. Sr.Bagao Félix,
    Estando radicado em Paris desde 70, confesso-lhe
    ser frequentador assiduo deste 'post' e deliciar-me
    com o conteudo erudito dos seus comentàrios ;
    'cela nos change de la médiocrité ambiante...'!
    Nao considere o ..." Exmo. Sr. " como troça, ( loin
    de là...), o Sr.merece-o mesmo, na minha modesta
    perspectiva.
    Saudaçoes Benfiquistas de Paris.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!