Últimas indefectivações

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

História genealógica (I)

"1. No século III houve um par de gémeos cuja memória a História guardou para glória dos tempos até ao fim do tempo. Na verdade, eram já célebres em vida, precisamente pelo exemplo de vida. Deles se poderá dizer que viviam de acordo com aquilo em que acreditavam, porque sabiam que quando assim não é se acaba, fatalmente, por crer naquilo que não se vive. Resumindo: além de médicos famosos, os dois gémeos acabaram também como vítimas do martírio. Daí que tenham sido elevados aos altares. A partir de então a hagiografia refere-se sempre a ambos em conjunto: São Cosme e São Damião.

2. Cerca de dezasseis séculos depois, isto é, mais exactamente, em 1904, alguém baptizado com os nomes de ambos os gémeos resgatou também para si uma pequena linha da história. Falamos, claro, do principal dos vinte e quatro fundadores do Sport Lisboa e Benfica, da sua graça Cosme Damião, Júlio Cosme Damião para dizer tudo. Do bom do nosso Júlio sabe-se que não foi santo - pelo menos nunca chegou a ser canonizado. Também não foi mártir. E apesar de não ser médico foi numa farmácia, sim, numa farmácia, mais propriamente na Farmácia Franco, que fundou o Glorioso. Pelo seu clube fez tudo e de tudo. Desde futebolista, como médio, e treinador, durante dezoito épocas consecutivas, até principal promotor do novo Estádio das Amoreiras, solenemente inaugurado em 1925. Mas o cume do seu ecletismo talvez seja o de responsável pela fixação das regras do hóquei em patins. E já que assim foi, pensou ele, porque não ser também árbitro? Se bem o pensou melhor o fez: a história regista-o como o juiz do primeiro desafio da modalidade.
(continua)"

Paulo Teixeira Pinto, in A Bola

2 comentários:

  1. Excelente pedaço de texto, mas creio que não é conhecido nenhum documento, oficial ou não, onde apareça o nome "Júlio", e o grande Alberto Miguéns sabe destas coisas.
    Obrigado Indefectível! Graças ao teu blog, há muito que deixei de comprar pasquins. Tudo o que me interessa está aqui.
    Saudações Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  2. veremos a continuação...
    deste canalha corrupto não pode sair nada de bom

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!