Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Coisas que não vão mudar

"O Mundial começou de acordo com as previsões: vitória do Brasil, balanço de Neymar, resultado melhor do que a exibição e arbitragem discutível. Nada disto é novo. Há uma matriz nas competições internacionais, e factor-casa, não apenas pelo apoio de proximidade, mas também porque muito do sucesso da competição depende da permanência do país anfitrião até o mais tarde possível. A excepção foi o último campeonato, na África do Sul, mas apenas porque a respectiva selecção não cumpria os mínimos.
A FIFA fez questão em mostrar-nos na transmissão televisiva como funciona a sua tecnologia do golo electrónico e o árbitro fez os primeiros risquinhos de gelo na relva. Porém, no momento de marcar o penálti sacramental, por uma faltinha de nada, o bom do Japonês não conseguiu disfarçar o ar comprometido. O futebol evolui, mas há coisas que nunca vão mudar."


PS: Para os optimistas, este Mundial começou da melhor maneira!!! Com tantos erros descarados de arbitragem, desta vez, o International Board e a FIFA, vão ter alguma vergonha na cara, e não vão mais emperrar a utilização do video, para reduzir, o impacto da 'incompetência' dos árbitros!!!
Pessoalmente, acho que só se a Inglaterra for prejudicada, existirá esperança!!! Recordo que a tecnologia da linha de golo, ganhou impulso, após o Mundial de 2010, quando num jogo da Inglaterra, o árbitro não viu a bola dentro da baliza!!!
Quem define potenciais alterações às regras, e aos procedimentos no Futebol, não é a FIFA, é o International Board, e apesar de alterações recentes na sua composição, este órgão continua dominado pelos Britânicos...

Mais do que os sucessivos 'casos', aquilo que me choca mais, é a total despreocupação com a credibilização dos resultados desportivos no Futebol. A preocupação da FIFA é garantir a satisfação dos patrocinadores, o resto são 'peanuts'!!! Se o 'povão' a nível global, não acredita que os jogos são decididos dentro das quatro linhas, isso é completamente secundário para a FIFA e afins...!!! Para quem gosta verdadeiramente do Jogo, isto é tudo revoltante. Independentemente, se quem beneficia dos 'erros', é a FIFA, ou as Máfias das Apostas, um ou outro País (ou Clube), ou até, se os erros são somente a soma da incompetência das equipas de arbitragem... ou até o limite cientifico, da percepção humana!!!

Aquilo que se passou hoje no México-Camarões foi escandaloso, e por uma sorte danada, o vencedor, acabou por ser a equipa, que foi roubada!!! Se o primeiro golo mal anulado, é desculpável, o segundo golo mal anulado é absurdo: fora-de-jogo num canto...!!! E ainda houve um penálti não assinalado a favor do México nos últimos minutos da 1.ª parte... Tudo isto teria sido evitado, se houvesse a possibilidade de recorrer a um video-árbitro como já acontece em vários desportos.
Não resolveria tudo, mas iria reduzir, em muito, o número de decisões erradas.
Por exemplo, usando o critério usado na NFL, o penalty de ontem cavado pelo Fred, mesmo com recurso ao vídeo-arbitro, seria assinalado!!! As imagens do video, só podem alterar uma decisão do árbitro, quando a prova vídeo é indiscutível... e ontem, isso não aconteceu!!! Mas se nesse lance, o vídeo podia não ajudar... tanto na cotovelada do Neymar, como no penalty do Dani Alves sobre o Olic, o video-árbitro, iria seguramente, alertar o árbitro de campo para o erro...
E hoje, no Holanda-Espanha, mais um golo irregular (3-1)... por sorte (mais uma vez) sem influência no resultado!!!
Resumindo: 2 dias, 3 jogos, 3 jogos com decisões erradas em lances de golo!!! E ainda falta o Chile-Austrália..!!!

A pergunta que fica é simples: a quem interessa que as coisas se mantenham assim?!!! E já agora, por quanto tempo, a FIFA e afins, acha que vai continuar a ter audiências recordes, com os patrocinadores a ganharem milhões, se as Roubalheiras descaradas se manterem?!!! Acham que 'truncar' as repetições televisivas, é suficiente?!!!

1 comentário:

  1. Precisamente... Os erros das arbitragens estão a assumir uma dimensão demasiado grande. O que se viu nos primeiros jogos do mundial é a prova de que algo não está bem. Vamos aguardar pelo desenrolar do campeonato, na esperança de que os protagonistas passem a ser os jogadores ao invés do árbitro.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!