Últimas indefectivações

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Lixívia 7

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica......14 (-5) = 19
Sporting.....17 (-1) = 18
Corruptos...19 (+4) = 15
Braga.........12 (+2) = 10

A nomeação de Manuel Mota para  o nosso jogo, deixou-me muito preocupado... é que o Mota já foi publicamente 'desmascarado' como sendo Benfiquista!!! E como o outro que está nas mesmas circunstâncias, apita como apita, qualquer verdadeiro Benfiquista avisado, tem que ficar preocupado, quando estes senhores, se assumem Benfiquistas!!!
Na época anterior, o Manuel Mota foi o único árbitro que 'conseguiu' ser responsável directo pela perda de pontos aos Corruptos, com um erro próprio: nos Barreiros com um penalty que ficou por marcar a favor dos Corruptos!!! Pouco tempo depois, foi novamente nomeado para os Barreiros, desta vez para o jogo com o Benfica, um jogo supostamente decisivo, na altura... Na dias que antecederam o jogo, muitas foram as páginas dedicadas ao Manuel Mota, incluindo como é óbvio, o seu suposto clubismo... Felizmente o Benfica venceu esse jogo, com alguma sorte é verdade, mas sem ajudas arbitrais, e no final do jogo, ainda ficaram 2 penalty's por marcar sobre o Cardozo, mas a semente estava lançada, e o Manuel Mota a partir desse jogo, passou a ser visto como um árbitro Benfiquista!!! A verdade é que nos jogos do Benfica que apitou, nunca foi muito 'amigo'... e ainda bem, porque senão estava desgraçado!!! Mas tenho que admitir, que em comparação com outros apitadeiros, o Manuel Mota não Roubou o Benfica à descarada (vários jogos com o Beira-Mar!!!), alguns erros, critério disciplinar torto, mas nenhum daqueles lances demasiado evidentes para ser só incompetência e que lesam pontos...
Esta minha opinião sobre o árbitro, ainda me deixou mais preocupado, até porque a semana passada apitou os Corruptos B - Santa Clara, com uma actuação vergonhosa, favorável como é óbvio aos Corruptos... Sabendo como se fazem as carreiras em Portugal, mais tarde ou mais cedo, o Manuel Mota vai ter que mostrar 'obediência' ao Sistema, num jogo 'grande', num momento importante... felizmente, ainda não foi ontem.

Os jogadores do Benfica estão tão pouco habituados a beneficiar de penalty's, que nem sequer os sabem marcar!!! Vou repetir aquilo que já escrevi sobre estes lances. A regra da Mão da Bola é explicita: tem que existir um acto deliberado, que inclui as situações onde os defesas aumentam a volumetria do seu corpo para impedir a passagem da bola. A regra é clara, a interpretação dada à regra, é que é subjectiva. Em Portugal, normalmente marca-se tudo... excepto quando é contra os Corruptos. Nas discussões dos paineleiros, defende-se quase sempre, que deve-se marcar sempre penalty. Mas isso, não muda a regra: tem que existir um acto deliberado. Neste caso especifico, na minha opinião o jogador do Estoril, não teve qualquer intenção de jogar a bola com a Mão, assim sendo, o penalty foi mal marcado. 'Felizmente' o Lima falhou!!!
No capitulo disciplinar o Manuel Mota esteve muito mal. Aliás noutros jogos que ele apitou do Benfica, nunca esteve bem neste capitulo, sempre em prejuízo do Benfica:
- A falta mais grave, merecedora de vermelho directo, não foi bem decidida: Seba sobre Siqueira. 'Tesoura' por trás, e sem bola, quem tinha a bola era o Garay, vermelho directo, claro... e ficou pelo amarelo!!!
- Filipe Gonçalves, foi bem expulso, com 2 amarelos justos. O sentimento de impunidade que os Estorilistas sentiram em termos disciplinares, que permitiu várias entradas duras durante a partida, neste caso, levou ao exagero, e deu em vermelho!!!
- Não posso concordar com a expulsão do Maxi. No 1.º amarelo, até concordo, o problema é que 99% dos jogadores naquelas circunstâncias, nunca levavam amarelo, depois de se ter dado a lei da vantagem... No 2.º amarelo, foi tudo teatro do Gerso, que levou uma chapada no peito, e ficou agarrado à cara!!!
- Alguns pedem vermelho directo para o João Pedro Galvão, pela chapada na cara do Maxi, pessoalmente acho um exagero. Os jogadores normalmente utilizam os braços, para afastar os adversários, para proteger a bola, o objectivo é colocar os braços no tronco dos defesas, mas às vezes, sem intenção, as Mãos batem nas caras dos adversários, que foi o que aconteceu neste caso... Existe uma teoria radical que defende vermelho directo nestes casos, acho que é um exagero, sem intenção para magoar o amarelo fica bem... agora, deveria era ser sempre o mesmo critério, porque se fosse o Maxi a dar uma chapada ao adversário, tínhamos tema para a semana toda!!!
- Uma nota ainda sobre o golo do Estoril. Se o braço do Balboa em cima do ombro do Luisão, pode ser explicado pela má leitura do Capitão sobre a trajectória da bola, e consequente 'não salto' do Luisão, já o aparente agarrão ao Matic parece-me falta. É verdade que as imagens não são claras, mas dá claramente a ideia que o jogador do Estoril, 'encostou-se' ao Matic com a única intenção de impedir o salto do Sérvio... e parece que agarrou mesmo...


Os Corruptos quando jogam fora, normalmente são sempre apitados por um consócio, e mesmo em Arouca, casa amiga, com um Presidente amigo, um treinador amigo, e vários jogadores amigos, não se esqueceram do consócio!!!
Houve vários casos disciplinares, quase todos decididos bem - o Helton jogou a bola, não fez falta -, o mais extraordinário foi o critério das Bolas na Mão. Houve várias, e só o Lucho levou amarelo... Sendo a mais grave o caso do Mangala. Além do amarelo que levou, no início da 2.ª parte fez Mão na Bola - aumentou a volumetria do corpo -, e no final da partida, atingiu com uma cotevelada um adversário na cabeça, quando já tinha o amarelo. É inacreditável como é que este jogador continua a passar impunemente pelos campos Portugueses, um digno sucessor do Bruto Alves!!!
O principal erro do árbitro, acabou por ser a cuspidela do Josué, que ainda pode acabar em Sumaríssimo, vamos ver... neste caso o árbitro tem a desculpa, de não ter visto.
Uma nota para o Hugo Miguel, que no Corruptos B - Sp. Covilhã, depois de validar um golo aos Serranos, por indicação do 4.º árbitro alterou a decisão!!! Vendo na televisão até parece que a decisão foi correcta, mas eu pergunto, será que ele teria a coragem de fazer o mesmo, numa situação inversa?!!!

Em Alvalade, quando não marcam em fora-de-jogo, lá aparece uma oferta dos adversários... a vaca não vai durar para sempre!!! Duarte Gomes 'trocou' os penalty's!!! Primeiro marcou um penalty, a favor do Sporting, quando foi o Marcelo a fazer falta sobre o jogador do Setúbal, e depois não quis marcar outro penalty a favor do Sporting, sendo que o 2.º existiu mesmo!!!

O Juju chegou a dizer que ganhar para ele era como lavar os dentes - quando tinha os Proenças e afins no plantel, jornada após jornada... -, agora, em Braga, com ajudas em menor escala, julgo que só vai lavar os dentes uma vez por mês!!! Nada a assinalar na Choupana...


Anexos:
Benfica
1.ª-Marítimo(f), D(2-1), Jorge Sousa, Prejudicados, (2-2), (-1 ponto)
2.ª-Gil Vicente(c), V(2-1), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
3.ª-Sporting(f), E(1-1), Hugo Miguel, Prejudicados, (0-2), (-2 pontos)
4.ª-Paços de Ferreira(c), V(3-1), Paixão, Nada a assinalar
5.ª-Guimarães(f), V(0-1), Bruno Esteves, Prejudicados, Sem influência no resultado
6.ª-Belenense(c), E(1-1), Jorge Tavares, Prejudicados, (2-0), (-2 pontos)
7.ª-Estoril(c), V(1-2), Manuel Mota, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado

Sporting
1.ª-Arouca(c), V(4-1), Rui Costa, Nada a assinalar
2.ª-Académica(f), V(0-4), Soares Dias, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Benfica(c), E(1-1), Hugo Miguel, Beneficiados, (0-2), (+1 pontos)
4.ª-Olhanense(f), V(0-2), Benquerença, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
5.ª-Rio Ave(c), E(1-1), Xistra, Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
6.ª-Braga(f), V(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Setúbal(c), V(4-0), Duarte Gomes, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Setúbal(f), V(1-3), João Capela, Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Marítimo(c), V(3-0), Jorge Ferreira, Beneficiados, Sem influência no resultado
3.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-1), Rui Costa, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
4.ª-Gil Vicente(c), V(2-0), Hugo Pacheco, Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
5.ª-Estoril(f), E(2-2), Rui Silva, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
6.ª-Guimarães(c), V(1-0), Proença, Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Arouca(f), V(1-3), Vasco Santos, Beneficiados, Impossível contabilizar

Braga
1.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Bruno Paixão, Nada a assinalar
2.ª-Belenenses(c), V(2-1), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar
3.ª-Gil Vicente(f), D(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Estoril(c), V(3-2), Capela, Prejudicados, Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Arouca(f), V(0-1), Marco Ferreira, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
6.ª-Sporting(c), D(1-2), Paulo Baptista, Nada a assinalar
7.ª-Nacional(f), D(3-0), Soares Dias, Nada a assinalar

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores:

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!