Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Água azeda...!!!

Benfica 1 - 1 Olympiakos

Jogo complicado de analisar: o empate antes do jogo começar, era sempre um cenário negativo... as incidências do jogo - primeira parte frouxa, com um golo oferecido pelo Matic, e terreno quase impraticável na 2.ª parte... -, acabaram por alterar a perspectiva...
Mas penso que a segunda parte - mais 'pólo-aquático' do que futebol, principalmente no meio-campo para onde o Benfica atacava... -, feita com muito coração, merecia a remontada... que só não aconteceu porque o Mallenco (árbitro da partida), foi somente o melhor defesa dos Gregos!!! A quantidade de bolas que salvou da boca do golo, fazem com que mereça o título de MVP da partida!!! É verdade que a partir do minuto 75 (altura em que pediu calma ao banco do Benfica!!!), até ao golo do Benfica (83min), resolveu apitar a 'favor' do Benfica em alguns lances de dúvida, mas nos restantes 82 minutos...
Até posso admitir que todas as faltas ofensivas marcadas ao Benfica eram mesmo falta, mas então quando os defesas do Olympiakos fizeram a mesma coisa, ou pior, também tinha que marcar as faltas, dentro ou fora da área, e não o fez...!!!

Tacticamente a eterna questão dos dois avançados, e respectiva inferioridade numérica no meio-campo, será mais uma vez recordada... a verdade é que o Benfica não tem rotinas de 3 centro-campistas, e quando tentamos, o nosso ponta-de-lança fica muito sozinho na área... e na Luz, precisamos de presença na área. Mas após estes jogos fica sempre a impressão que com mais um jogador no meio-campo a história do jogo (neste caso da 1.ª parte) seria outra... Daqui a 15 dias em Atenas, provavelmente vamos jogos com 3 jogadores do meio-campo, vamos ver como será!!!
Quando os jogos correm mal, seja lá porque razão, inclusive pelo encaixe táctico ser desfavorável ao Benfica, os adeptos automaticamente acusam os jogadores de falta de atitude. Este jogo é o perfeito exemplo, de como isso é falso. É verdade que os Gregos tiveram a bola demasiado tempo na 1.ª parte, e nós demorávamos a recuperar, mas isso deu-se essencialmente devido ao nosso posicionamento táctico, e grande parte dessa posse de bola, foi em zonas recuadas sem perigo... sendo que as jogadas de perigo do Olympiakos na 1.ª parte, foram quase sempre perdas de bola infantis (erros individuais) dos nossos jogadores, com especial relevância para o Matic.
Além da inferioridade no centro do terreno, o Benfica continua a demonstrar intranquilidade, falta de confiança, e o Matic a 8 ou 6 está a léguas do que jogou o ano passado, desequilibrando a equipa. Sendo que a ausência de um desequilibrador - Salvio - ofensivo pelas faixas mantém-se... Hoje, ainda por cima ficámos em desvantagem, contra uma equipa que está construída para o contra-ataque, não foi por acaso que venceram em Bruxelas por 0-3, e apesar dos 3 golos do Mitroglou, o melhor em campo nesse jogo foi o Roberto!!!

A desvalorização que foi feita a esta equipa do Olympiakos, desde do sorteio é vergonhosa: para qualquer pessoa minimamente atenta sabe que esta equipa é forte: internamente, na Grécia, são equivalentes aos Corruptos Tugas... frutando tudo e todos (as parecenças são tantas que aqui no Olympiakos, qualquer treinador que chega, tem sucesso. É garantido... até o extremamente mal-educado Michel, que como treinador não tem metade da classe que tinha como jogador!!!), o que lhes tem dado a oportunidade de montar um plantel fortíssimo, com muitas opções... e com o domínio interno consolidado - e seguro -, vão apostando cada vez com mais força na Europa. Todos sabíamos que a qualificação para os Oitavos iria ser decidida entre o Benfica e Olympiakos, na minha antevisão só errei ao pensar que o Anderlecht estaria mais perto...!!!

Esta noite, empurrados pelos adeptos que resolveram aparecer, o Benfica em condições muito adversas - resultado e terreno -, 'salvou' 1 ponto que soube a pouco... matematicamente está tudo em aberto, mas todos nós sabemos que não será fácil pontuar em Atenas, até porque nós não teremos nenhum Mallenco para nos ajudar!!! Bem pelo contrário...

Já me ia esquecendo... o Cardozo marcou. Mais uma vez. Neste momento na Liga dos Campeões (incluindo TCCE) só o King, o Zé Augusto, o Torres, o Águas, e o Nené têm mais golos!!!

11 comentários:

  1. Parabéns!

    Um post inteligente e sábio.

    Saudações.
    Grão Vasco

    ResponderEliminar
  2. Mais uma excelente análise,limpa e isenta de parcialidades ou ódios que não dizem respeito ao jogo em si próprio.
    Os jornalistas « profissionais » deveriam aprender a fazer um relato de jogo com esta profundidade e coerência... e os Bloggers do ódio descobrir como é descrever os acontecimentos de um jogo, sem recorrer aos « carimbos de sempre » ... foi uma vergonha, é o fim, este é o Benfica blá, blá, blá, etc.

    Dá gosto, poder perceber as incidências do futebol,sem a tomada de partidos, sem ódio, sem divisões parvas... falar de futebol, falando dele e só dele e não repetindo ladainhas incessantes, sufocantes e deprimentes ( esquecendo o local próprio para elas...
    as eleições e...
    esquecendo que mais importante que ferir a imagem do Benfica e gerar desunião...
    é se o quiseram realmente, preparem candidatos a sério e a tempo... para estas.
    Pois curiosamente fomentam a intriga e a desavença entre Benfiquistas... mas descobrir, sondar, promover e lançar candidatos a tempo...é que está de chuva )!
    O clima que se vive, de guerrilha constante serve apenas e exclusivamente aos mentores de muitos Blogs avençados aos corruptos e destinados a propagar a discórdia de acordo com a teoria de Maquiavel ( dividir para reinar).

    ResponderEliminar
  3. Eu até dou o desconto a quem logo após os jogos, a quente, escreve coisas aberrantes... alguns têm mesmo a humildade para mais tarde mudar o discurso, agora aqueles que sistematicamente, antes, durante, e depois dos jogos, batem sempre na mesma tecla, ofensiva, malcriada, obsessiva, só o podem fazer com uma agenda escondida...

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Concordo, também me parece saudável conceder o benefício da dúvida a quem profere declarações quando a adrenalina ainda corre nas veias e será nessas circunstancias mais do que aceitável dar então o denominado « desconto »!
    Todavia e quanto ao resto...quando existe uma prática obcessiva e ofensiva do maldizer... suspeito e muito que exista a mencionada
    « agenda escondida ».

    ResponderEliminar

  5. Abidos

    Por isto, por aquilo, por aqueloutro no fim lá consegui percer:

    ""O Olimpiakos tem uma equipa fortissima""... mas ainda assim não percebi.

    ResponderEliminar
  6. O estimado user que me insultou repetidamente e de forma bem rasteira noutro Blog me levou a abandona - lo... por não ser me ser possível nem permitido pensar de forma diferente.
    Vem agora visitar este Blog feito de democracia e educação...
    Fico particularmente feliz por saber que aqui existe lugar para o respeito, a educação e a elevação de comportamento por todos sem excepção e independentemente das suas posições e opções...
    Não sendo permitido todavia que ninguém seja ofendido por pensar ou ver o clube e o seu futuro de outro modo!
    Afinal assim era e é... o Benfica de Cosme e Damião e de todos os fundadores... um Benfica cordato,pacifico e feito de princípios intocáveis e moralidade impoluta... o Benfica em que me revejo.
    Um clube glorioso, em que existe lugar para todos sem excepção... e não apenas para uns quaisquer donos da verdade absoluta, uns predestinados das percentagens, que julgam e condenam irmãos de caminhada por não seguirem a mesma cartilha.


    ResponderEliminar
  7. Conde

    Sim, o Olympiakos é uma equipa forte. Mais frágil na Europa nos últimos anos, mas imbatível na Grécia, com um plantel recheado de Internacionais.
    A má posição no Ranking da UEFA deve-se à má época Europeia de 2010/2011.
    Não é um Real, um Barça, um Bayern, ou um Man United, mas está num segundo grupo, onde nós também estamos... creio que até a nível de Orçamento as contas são parecidas...

    A jogar aquilo que jogámos a época passada, tenho a certeza que tínhamos ganho (apesar de na época passada, por esta altura, tínhamos um empate em Glasgow, uma derrota com o Barça na Luz, e uma derrota em Moscovo!!!), mas irrita-me esta desvalorização constante de todos os adversários do Benfica, principalmente porque é feita não pela ignorância dos factos, mas com a clara intenção em desvalorizar os triunfos do Benfica, e valorizar as derrotas do Benfica.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Nem mais... no meu caso até costumo utilizar uma frase - tipo para o processo de desvalorização constante de tudo o que o Benfica faz:

    « O Benfica nunca ganha... os outros é que perdem ».

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo post inteligente.
    É pena ver os outros blogs só destilarem ódio a JJ,LFV e sw esquecem que só estão a prejudicar BENFICA.
    Eu sou sócio a 35 anos e só defendo o Glorioso.
    Não sou do LFV,do JJ, do BC, ou do RANGEL..Sou pelo Benfica até morrer. VIVA O BENFICA..

    ResponderEliminar
  10. Que óptimo comentário e com uma frase que penso... muitos deveriam aprender e seguir na actual Blogosfera.
    Deveria ser um lema a interiorizar e já agora também decretado como trabalho de casa para tantos e tantos que só ofendem o glorioso:
    « Não sou do LFV,do JJ, do BC, ou do RANGEL..Sou pelo Benfica até morrer. VIVA O BENFICA ».

    ResponderEliminar
  11. merece parabéns quem escreve assim

    assino de cruz ..

    obrigado...

    ser benfiquista e ter a chama imensa

    forçaaaaaaaaa benficaaaaaaaaaaaaaa

    raio x

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!