Últimas indefectivações

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Chalana


"A Nação Benfiquista está de luto, morreu Fernando Chalana, um dos melhores jogadores da imensa e gloriosa história do Sport Lisboa e Benfica.

1
Chalana foi ídolo maior de várias gerações. Um génio do futebol, ímpar, predestinado, imprevisível e sobredotado, venerado por legiões de admiradores, um príncipe do futebol. O Benfica sempre teve grandes jogadores e Chalana foi, para muitos, aquele que mais se distinguiu além de Eusébio.

2
Os dribles desconcertantes, os golos decisivos, as assistências açucaradas, a inteligência e intuição em campo e a velocidade estonteante fizeram de Chalana um extraordinário jogador. Chalana foi daqueles, raros, que justificavam, por si só, uma ida ao estádio e que com um simples lance poderiam despertar, nos jovens adeptos, a paixão vitalícia pelo futebol.

3
Tinha 17 anos e 25 dias quando, lançado por Mário Wilson em 1976, se estreou pela equipa de honra do Benfica, sendo então o segundo mais novo de sempre a alinhar em competições oficiais (secundando Guilherme Espírito Santo) e a tempo de se sagrar campeão nacional. Na época seguinte, Mortimore rapidamente lhe concedeu a titularidade, tornando-se o então miúdo Chalana em figura de proa de mais um tricampeonato do Benfica.

4
O Pequeno Genial, alcunha feliz da autoria do jornalista José Neves de Sousa, saiu do Benfica em 1984, após exibições inesquecíveis ao serviço de Portugal no Campeonato da Europa, em França.
O montante da venda ao Bordéus, à época considerado exorbitante, serviu para pagar as obras do fecho do terceiro anel do antigo Estádio da Luz.
Voltou passados três anos, entretanto acometido por várias lesões e já sem o fulgor de outrora, mas com a genialidade intacta.
Representou a equipa principal do Benfica durante 12 épocas, ajudando o Clube a vencer seis Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e três Taças de Honra, além de ter participado no percurso para três finais europeias. Disputou 410 jogos (324 oficiais) e marcou 64 golos (51 oficiais). E sobretudo maravilhou e fez sonhar todos os que tiveram o privilégio de o ver em campo com a camisola do Benfica ou de Portugal.

5
A ligação ao Benfica não se esgotou nos relvados. Foi treinador nas camadas jovens, contribuindo para o título nos Juniores em 2000, o qual já conquistara como jogador por duas vezes, em 1975 e 1976. Desempenhou ainda o cargo de treinador-adjunto da primeira equipa, chegando a ser treinador principal interino em três breves períodos.

6
Ao longo do dia, a emissão da BTV tem sido dedicada ao triste desaparecimento de Fernando Chalana, sucedendo-se os depoimentos de colegas e amigos elogiando o extraordinário jogador e o homem bom que infelizmente nos deixou hoje.
Rui Costa, confesso admirador profundo de Chalana, lamentou o falecimento de uma das maiores figuras da história do Benfica: "Partiu o nosso génio, um dos maiores e eternos símbolos do Clube."
Obrigado, Fernando Chalana!"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!