Benfica 3 - 0 Guimarães
Vitória aparentemente tranquila, mas o resultado até foi enganador! È daqueles jogos, onde a nossa eficácia, acabou por 'matar' as esperanças do adversário, e conseguimos 'fechar' a partida, basicamente, aos 52' com o 3.º golo!!!
O melhor indicador para esta análise, foram as três 'fugas' de jogadores do Guimarães, que apareceram isolados perante o Ody... que acabou por fazer 3 grandes 'paredes'!!!
A 1.ª oportunidade até foi nossa, mas nos primeiros minutos tivemos pouca bola, mas curiosamente o perigo do Guimarães apareceu nos contra-ataques... Os tais três jogadores isolados, 'apareceram' sempre na zona do Morato, dou o desconto porque o jovem brasileiro jogou no lado direito, e ele rende claramente melhor na esquerda... sendo que no 1.º lance, tem culpas, porque acaba por perder a 'profundidade' numa bola longa; no 2.º lance a 'culpa' principal foi do Meite, que falhou na marcação no meio-campo...; e no 3.º falhou a cobertura do lado do Gilberto!
Mas hoje, a qualidade da finalização resolveu os problemas... com o Gilberto com dois cruzamentos fatais... e com o Meité a dar velocidade à circulação de bola no meio...!!!
O penalty na entrada do 2.º tempo, afastou os fantasmas... e acabou com o jogo!!!
O Meité na minha opinião cometeu dois erros: falhou a marcação no tal lance, onde o Óscar se isolou pela 2.ª vez; e falhou um passe noutra jogada... no resto, esteve muitíssimo bem! É verdade que enfrentou um meio-campo adversário, com vários jogadores 'rodinhas-baixas', mas em ataque organizado a sua qualidade de passe e capacidade de proteger a bola, fazem a diferença...
Gilberto, Taarabt e Odysseas, outras boas exibições...
Mas o momento mais significativo da noite, acabou por ser a entrada do Yaremchuk em campo, as imagens falam por si! Existem coisas mais importantes do que o futebol!!!
A arbitragem foi melhor do que é normal, mas mesmo assim, não percebi a hesitação no penalty!!!
Uma nota ainda, para as assobiadelas: ao Quaresma é dar importância, a quem não a tem...; ao João Mário incompreensível, fez um excelente início de época, ultimamente testou positivo ao Covid, ficou de fora, o Adel aproveitou e fez boas exibições, e agora está com dificuldade em readquirir o lugar... ainda por cima num esquema táctico diferente... Assobiar o João Mário não faz qualquer sentido!
Uma semana, para preparar o próximo jogo, hoje foi visível em alguns jogadores, algum controle de desgaste, no final da partida com o Ajax tivemos vários jogadores com cãibras, e nesta altura da época, os quilômetros já começam a 'doer'... Agora, é preciso recordar que na 1.ª volta, com o Portimonense, e é importante que os jogadores se recordem disso, até porque neste 'intervalo' antes da 2.ª mão de Amesterdão existe o perigo da cabeça dos jogadores andar a vaguear...!!!
Até porque os resultados deste fim-de-semana provaram, que temos de facto hipóteses de lutar pelo 2.º lugar, que dará qualificação automática para a Liga dos Campeões, que além da garantia da entrada do dinheiro, permite uma planificação da pré-época mais 'tranquila'...
Não percebo como é que foi dado tão pouco tempo de jogo ao Meité. Basta melhorar um pouco defensivamente e temos um jogador dez vezes melhor que o Weiglinho. No entanto com um número 6 a sério o Meité poderia potenciar as capacidades da equipa jogando a 8.
ResponderEliminarConvém recordar que Meitè já não jogava há 3/4 semanas, sendo que nos últimos 4 meses terá feito 6 jogos se tanto. Mesmo assim, nota-se a diferença com ele em campo.
ResponderEliminar