Últimas indefectivações

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Mudar o mundo


"É lugar comum que cabe às crianças fazer pequenas grandes coisas para com isso mudar o mundo. É lugar comum e é verdade que muitos dos males do mundo nascem nos comportamentos e na falta de compromisso dos adultos com os seus ideias, seja no plano social, da justiça ou do ambiente por exemplo.
A educação é seguramente a chave para uma mudança sustentável e impactante, sobretudo se os conhecimentos e valores veiculados pela escola forem objecto de confirmação social e reforço positivo dos seus pares, vizinhos e, sobretudo, dos seus familiares. Então, quando lançamos às crianças pequenos desafios como inventar ideias para melhorar o que está mal no ambiente, por exemplo, na verdade estamos a demonstrar-lhes a importância da atitude e da responsabilização individual, acima de todas as coisas. Dum desafio desmesurado, como o é 'mudar o mundo', mais que soluções esperam-se atenções e vontades individuais que germinarão pela infância e adolescência como sementes de cidadania para o futuro.
O mesmo princípio se aplica a todas as áreas do comportamento humano, desde a justiça social, a prevenção das diferentes formas de violência, a promoção de igualdade de género, de equidade e da não discriminação. Não é que a mudança para melhor não esteja ao alcance dos adultos, ou que a regulamentação, controlo social e punição dos comportamentos socialmente indesejáveis não funcionem. Na verdade, não só são uma garanta para todos nós como também ajudam à mudança, no entanto a verdadeira resposta aos flagelos da nossa vida actual está na cidadania e essa constrói-se dia-a-dia, individuo a indivíduo, criança a criança. Vem daí a nossa aposta inequívoca nas crianças, na sua educação e bem-estar. Não é mera convicção humanitária, é certeza de estar hoje a agir para mudar o mundo!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!