Últimas indefectivações

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Vermelhão: Liderança...

Benfica 4 - 0 Portimonense


Finalmente, melhorias... curiosamente, melhorias, em consequência de uma 'rotação' quase obrigatória, devido à sobrecarga dos jogos: o Jardel, com adversários físicos, normalmente dá-se bem, encosta o corpo, empurra, antecipa-se...; 'este' Samaris, recupera, mas também permite ao Benfica ter dois 'pivot's' no meio que 'distribuem' a bola...; o Vinícius, vinha dando claros sinais que era o nosso ponta-de-lança com mais 'afinidade' com o golo, e hoje isolou-se duas vezes, e marcou duas vezes!!!
O Vinícius teve um pequena lesão, mas os outros podiam ter sido opção noutros jogos... Em relação ao Chiquinho, o contexto é diferente, porque tenho a certeza, que sem a lesão, este não teria sido o primeiro jogo como titular!
Isto não que dizer que o Ferro e o Tino não sejam jogadores a 'apostar', mas não estando a 100%, devem ser 'protegidos'...
Voltámos a defrontar uma equipa com 3 Centrais, e voltámos a ter dificuldades, porque o 'ponto fraco' deste sistema, são os flancos (as 'costas' dos Laterais quando sobem...), mas o Benfica neste momento não tem Extremos rápidos para aproveitar os 'espaços' entre o Central 'descaído' e o Lateral... E por isso, muito provavelmente, vamos encontrar mais vezes este 'esquema'!!!
Desbloqueámos o jogo num Canto, mas mesmo em baixa velocidade criámos algumas oportunidades, principalmente devido ás acções do Chiquinho... e tivemos o domínio territorial e a posse de bola durante quase toda a 1.ª parte. O Ody só fez uma defesa complicado durante os 90 minutos, e foi numa jogada onde havia um fora-de-jogo 'posicional' (não assinalado)!!!
A vencer 1-0 ao intervalo, notou-se no arranque do 2.º tempo uma atitude diferente do Portimonense... vinham com 'ideias' de pressionar mais alto, mas logo no primeiro ataque, o Benfica aproveitou a 'profundidade' com um passe nas 'costas' da defesa, e ganhámos um Canto... que numa 2.ª vaga deu o 2.º golo!!!

A partir daqui, baixamos mesmo as linhas, defendemos à entrada do nosso meio-campo, e aproveitámos as transições rápidas, com o Vinícius a não desperdiçar as oportunidades, completamente isolado, como o Seferovic costuma fazer... Construindo assim uma goleada, natural, mas que ultimamente nos tem 'fugido'!!!
Para mim o MVP foi o Grimaldo!!! Esteve nos quatro golos, o que para um Lateral é 'obra'!!! Com o Cervi, o espanhol ganha outra vida, fica mais protegido nas 'subidas'... e depois fica com uma 'muleta' enorme a defender: o Cervi é de facto uma 'carraça'... e não foi por acaso, o jogador mais vezes aplaudido pelas bancadas hoje!!!
Mas o Vinícius, com os golos, foi o eleito... e também não lhe fica mal!!! 'Matou' o jogo, quando era preciso, mas teve outros pormenores muito interessantes, a segurar a bola e a arrancar para a baliza, mesmo com defesas pela frente...
O toque de bola do Chiquinho não engana... podia ter marcado logo no início mas a 'aba' estava levantada!!! Mesmo com o entre-linhas muito povoado, encontrou algum espaço... e quando verificou que o jogo estava muito 'afunilado' procurou outros terrenos... Ainda lhe falta alguma 'confiança', para arriscar outro tipo de jogadas... até a comunicação com os colegas precisa de melhorar (por exemplo, recebeu algumas bolas, de 'costas', com 'espaço' para progredir, mas não se 'virou' e preferiu o passe para trás...), mas vai ser titular na Liga, sempre que tiver apto!!!
A dupla Samaris/Gabriel funcionou muito bem... o Samaris fez uma grande jogo na 'recuperação' e participou activamente na circulação de bola... O Gabriel ainda teve uma perda de bola 'perigosa', mas esteve muito bem na pressão... além disso, a presença do Gabriel muda a forma como os nossos adversários defendem, pois sabem que existe sempre o 'perigo' do passe de ruptura!!!
Bem os Centrais, e tiveram algum trabalho... o Almeidinhos não 'assistiu' mas marcou!!! A velocidade e agressividade ofensiva do Almeida, faz com que neste tipo de jogos, ainda por cima quando o Benfica não tem Extremos ofensivos, seja imprescindível... O Tomás jogo muito de cabeça levantada, até pode ser superior tecnicamente com a bola nos pés, mas não dá a profundidade ofensiva que o Almeida dá...
O jogador que fez a exibição mais 'apagada' foi novamente o Gedson... mas acabou por ser muito útil!!! Ajudou a 'fechar' o flanco, pressionou muito... e ainda apareceu algumas vezes na área!!! O facto de jogar em várias posições, está-lhe a tirar rotinas de um lugar específico, mas não deixa de ser útil...
Boa entrada do Pizzi... como 2.º avançado!!! Pouca bola para o Seferovic... e o Jota esteve quase a marcar de cabeça!!!
Como não podia deixar de ser, mais uma super-irritante arbitragem do Mota!!! Mais de metade das faltas contra o Benfica, não existiram... Completamente condicionado, pelo seu Benfiquismo!

Uma liderança de dois pontos, nesta altura, vale pouco... mas a duas jornadas de mais uma paragem para as Selecções, após mais uma série de exibições cinzentas, esta liderança sabe muito bem... Mas no Sábado, vamos ter um jogo muito complicado: o Carvalhal conhece bem o Lage (e vice-versa!!!), o Rio Ave já provou que sabe jogar no 'contra', e o Iraniano é de facto um excelente jogador, mortífero quando fica isolado...
Tal como o Benfica, o Rio Ave 'poupou' jogadores no com o Moreirense hoje, mas os vilacondenses tem um plantel 'vasto' com qualidade acima da média, para uma equipa do nível do Rio Ave, portanto a atitude será fundamental... Hoje, por exemplo, a atitude foi irrepreensível!
Com as boas exibições de alguns jogadores menos utilizados, não sei se alguns jogadores vão 'regressar' no Sábado! Talvez o Pizzi, mas de resto ficava na mesma!!!
Sendo que os dois jogadores mais 'carregados' com minutos nesta série, são o Grimaldo e o Gabriel, mas dificilmente não serão titulares com o Rio Ave!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!