Últimas indefectivações

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

SL Benfica 4-0 Portimonense SC: Mais fogo do que vista

"Depois do desaire portista na Madeira frente ao CS Marítimo, o SL Benfica encontrava o Portimonense SC, num jogo a contar para a 9.º jornada da Liga Portuguesa, com o objectivo de se tornar líder isolado. Dito e feito. A partida teve um resultado positivo para os comandados com a vitória por 4-0.
As águias começaram a partida com muitas alterações no onze inicial com a inclusão de Jardel, Samaris, Gedson, Chiquinho e Vinicius. Ainda assim, o Benfica mostrava que estava disposto a mudar o momento de forma – tanto criticado pelos adeptos encarnados. Já do lado dos algarvios, houve as entradas de Koki Anzai e de Iury Castilho e ainda uma mudança no esquema táctico. 
Começou muito melhor o Portimonense e mostrava em pleno Estádio da Luz que estava muito mais confiante na partida. Aos dez minutos, foi a confirmação disso mesmo com um aviso daquilo que a equipa de António Folha podia fazer. Depois de uma boa jogada colectiva dos alvinegros, cruzamento de Tabata onde apareceu no poste mais distante Kodi Anzai para finalizar e salvou Vlachodimos com o pé um golo mais do que certo. Passou o perigo, mas ficou o aviso.
Já se sabe que no futebol tudo é imprevisível e um golo pode acontecer a qualquer momento e foi o que aconteceu. Aos 17 minutos, foi marcado canto na direita do ataque para ser batido e uma bela oportunidade para os encarnados marcarem. Depois do canto batido por Chiquinho, houve um primeiro desvio de Gabriel e depois apareceu André Almeida para marcar um golo e que bela fotografia deve ter dado este momento! Estava aberto o marcador a favor dos encarnados (1-0). 
Depois do golo, como normalmente acontece, o jogo acabou por ter uma quebra de ritmo intensa. Havia jogadores que em diversas ocasiões estavam a mostrar sinais de cansaço. Não sabemos porquê, mas acredito que o peso da jornada anterior estava a notar-se em ambas as equipas.
As equipas recolheram para o intervalo com a vantagem de 1-0 para o SL Benfica num jogo em que não houve muito para contar ou emoção para retirar do mesmo. As ideias de ambas as formações percebiam-se quais eram, mas faltava conseguirem impor as mesmas em pleno campo. Pedia-se mais a Benfica e Portimonense e assim havia o desejo que voltassem para a segunda parte para tornar o jogo mais apelativo.
Ao que parece, os jogadores benfiquistas concederam-nos o pedido. O Benfica entrou e, não há como dizer de outra forma, marcou! Aos 46 minutos, depois de um grande lance de perigo na área do Portimonense onde a bola foi parar à barra, eis que surge o segundo golo do Benfica: Grimaldo cruza para Rúben Dias que levou a bola ao fundo das redes da baliza adversária. Agora restava para ver se, à semelhança do primeiro, o golo viria a adormecer o jogo.
Pelos vistos não ou, pelo menos, por enquanto. Aos 53′, Cervi serve Chuiquinho pela esquerda. O número dezanove ainda tenta o remate, mas Ricardo Ferreira nega a oportunidade de criar maior perigo. Aos 59′ foi a vez da equipa de António Folha ameaçar: Lucas Fernandes, através de um livre batido pela esquerda, testa a atenção de Odysseas. A bola vai em arco e com efeito, mas, ainda assim, o guarda-redes defende sem grande problema.
Por esta altura, o Portimonense era uma equipa sem vontade, apática e com transições muito lentas e, após um mau passe por parte da equipa alvinegra, as águias chegam mesmo ao 3-0 (63′). Grimaldo faz um passe a rasgar para Vinicius que, com toda a eficácia, faz o golo. Vinicius ganhou-lhe o gosto e, passados dois minutos, lá está ele a dar mais dores de cabeça à equipa algarvia. Após um passe de Chiquinho, e com a defesa do Portimonense completamente adormecida, Vinicius marca o segundo da noite e o quarto para o SL Benfica.
Não se enganem. O Benfica estava a marcar mais golos do que aquilo que realmente estava a jogar. Claramente que os adeptos querem é golos, mas o conjunto de Bruno Lage estava a ser muito mais eficaz e pragmático do que propriamente a jogar bem e bonito. Aos 80′, valeu ao Portimonense Ricardo Ferreira que negou a mão cheia do Benfica a Gedson. A bola ainda rasou o poste, mas a sorte não estava com os de Portimão.

Onzes Iniciais e Substituições:
SL BenficaOdysseas Vlachodimos (GR), André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Samaris, Gabriel (Jota, 81′), Gedson, Cervi, Chiquinho (Pizzi, 72′) e Vinicius (Seferovic, 67′)
Portimonense SC – Ricardo Ferreira (GR), Rodrigo, Jadson, Lucas Possignolo, Koki Anzai, Lucas Fernandes (Rômulo, 72′), Pedro Sá, Hackman (Fernando, 79′), Bruno Tabata, Aylton Boa Morte (Marlos, 57′) e Iury Castilho

A Figura
Vinicius Dois golos dos quatro tentos do SL Benfica. E tudo isto em dois minutos! É preciso dizer mais alguma coisa? Vinicius esteve particularmente bem hoje em noite de Primeira Liga. Nota positiva para Chiquinho, Cervi e Grimaldo que cumpriram também com aquilo que lhes competia ou, quem sabe, até mais esta noite.

O Fora de Jogo
Tabata Não apareceu em jogo. Para além do ataque do Portimonense estar muito apagado, o jogador pouco ou nada se mostrou dentro de campo e nós bem sabemos que tem qualidade para o fazer.

SL Benfica
Bruno Lage
Não foi possível fazer questões ao treinador do SL Benfica.

Portimonense SC
BnR: Defensivamente, acabava por ter, em alguns momentos do jogo, um linha com cinco defesas. O que quis fazer no jogo com esta solução?
António Folha: Nós já no último jogo jogámos assim.Também porque perdemos alguns médios de qualidade que nos permitiam jogar num outro sistema. Mas este já foi um sistema que jogámos. Ainda no último jogo jogámos assim. Não foi uma tática específica para o jogo de hoje. Foi mais por ver aquilo que eu tenho melhor neste momento por causa das lesões como o Dener ou o Paulinho que nos fazem falta. Foi mais adaptar as armas que tínhamos no momento. Podíamos ter ganho e estamos contentes com o que vimos. Por isso, foi uma continuidade do sistema e não porque viemos ao Benfica jogar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!