Últimas indefectivações

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Enfim, move-se!

"Foi Galileu Galilei quem terá tido a irónica sagacidade de declarar, em surdina, a histórica frase: «E no entanto, ela move-se». Referia-se à Terra, depois de ter a prova científica de que, ao contrário do que era entendido pelo pensamento universal, não era o Sol que girava em redor do nosso planeta, mas o contrário. Galileu estava, no entanto, a ser interrogado pela inquisição e perante a alta probabilidade de ser queimado pela fogueira do Santo Ofício, admitiu, alto e bom som, que se enganara, que a Terra não se mexia, mas, baixando a voz, e fora do alcance da audição dos sombrios juízes, confirmou a sua verificação.
Nunca foi fácil, em todos os tempos, lutar contra os regimes instalados. Em Portugal, o futebol tem uma força imensa e os presidentes dos grandes clubes um poder tão forte quanto perigoso.
É o problema dos poderes. Pode ser aproveitado para o desenvolvimento, em linha com uma modernidade útil, mas também pode contribuir para desmandos, para o reaccionarismo cultural, para a segregação da inteligência e para degradação do meio.
O poder não é, pois, um mal em si mesmo, se descontarmos a convicção anarquista que parece ter caído em total desuso, mas o poder mal usado, ou abusado, é uma arma mortífera.
Depois de um período trágico, que causou desesperos, agravos e até mortes, incentivados por algumas vozes corajosas, em contra-ciclo com o conformismo e a indiferença, o velho sistema, enfim, move-se.
Chegam, do Governo, alguns sinais de acção, surge da FPF a promessa de fazer mais do que apelar ao fair play e o presidente da Liga fez publicar um artigo de assinalável importância. Talvez tenha valido a pena não termos ficado de braços cruzados."

Vítor Serpa, in A Bola

PS: A sério, o 'Tugão move-se'?!!!
O 'querido' escreveu uma crónica, depois de estar calado todo este tempo, e agora está tudo bem?!!!
Mas quem é que não ficou de braços cruzados?!!! A Bola?!!! O jornal que recusava falar do Apito Dourado, pois dava uma má imagem do futebol...?!!!
Talvez o mais extraordinário neste texto, é a falha de memória do autor... ao não realçar que o Poder abusado ou mal usado, só triunfa, com o silêncio e cumplicidade dos tachistas e dos preguiçosos do politicamente correcto...!!!

1 comentário:

  1. As "crônicas" deste v.serpa são SEMPRE um chorrilho de LUGARES COMUNS , escritas com o intuito de agradar a "gregos e troianos" , numa atitude clara de submissão , cobardia e compadrio , factos tão caracterîsticos no mundo do jornalismo(?)desportivo Português . Considerações de "balcão de taberna" são o apanàgio deste jornaleiro , ( bem mais hàbil perante mesas recheadas de "petit-fours" e outros acepipes, do que a designar pelo nome aqueles que de facto são nocivos para o Futebol em Portugal.) Se o "jornal"(?) dele perdeu muitos leitores Benfiquistas, e eu faço parte desses antigos leitores , desde hà uns tempos para cà que essa perda de leitores foi compensada com a chegada dos associados azul/esverdeados ou verde/azulados , como queiram , que outrora designavam esse jornal(?) como o porta voz do mundo Benfiquista. Agora neste jornal(?), é da "praxe" dar DENTADAS no Benfica mesmo não justificadas , sô para "agradar à malta"...!!! AINDA BEM QUE FOI LANçADA A BTV , para não se depender desta gentalha toda , e isso MORDE-OS MUITO.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!