Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de abril de 2016

A luta sem fronteiras contra o 'doping'

"À atenção muito particular dos nossos governantes: a luta contra o 'doping' é uma causa justa que precisa de ser financiada.

O doping continua na ordem do dia e vão surgindo revelações que mais não fazem do que confirmar aquilo que já era objecto de suspeitas fundadas: há uma indústria que opera a nível mundial e que vai alimentando os atletas que optam por contornar as regras vigentes. De quando em quando, como acontece agora com o Sunday Times, surge uma revelação, há alguém que é apanhado com a boca na botija e são pedidas responsabilidades. Mas a verdade é que a preparação química faz parte do desporto de alta competição, há cientistas em todo o mundo empenhados na criação de substâncias que melhorem as performances, e muitos laboratórios clandestinos procuram fornecer o mercado do doping com produtos que estejam um passo à frente do antidoping. Para quem não acompanha este assunto mais de perto, é bom que se diga que estamos perante um negócio que movimenta, a nível global, milhares de milhões de euros, uma galinha de ovos de ouro de que os detentores não pretendem desfazer-se.
Há duas formas, creio, de abordar esta matéria. A primeira passa, pura e simplesmente, como acontece em algumas modalidades, por não proceder a qualquer tipo de controlo. Não concordo que assim seja, mas pelo menos é uma maneira equitativa de abordar o assunto. A outra diz que deve haver um policiamento rigoroso, em nome da saúde dos atletas. O que não pode haver é uma via alternativa, onde se faça de conta que se controla mas, no fim do dia, ninguém é apanhado. Hoje, em Portugal, isso não sucede, mas na década de 80 do século passado, quando chegou o controlo antidoping ao futebol, valia quase tudo para dar a volta ao controlo. Compreendo que o esforço para erradicar as práticas de doping seja hercúleo e o sucesso esteja longe de estar garantido. E até percebo que não seja possível tratar todas as modalidades com o mesmo rigor, exigindo passaportes biológicos a umas e a outras não. Mas o esforço deve continuar, os prevaricadores devem ser punidos e o doping deve ser derrotado. Há atletas que brilharam nas pistas e que hoje são farrapos humanos, destroçados pelo que ingeriram. Outros morreram precocemente (uma lista imensa... ). Por isso, doa a quem doer a luta contra o doping merece ser apoiada e financiada. À atenção dos nossos governantes. 

Leicester prova que o dinheiro não é tudo...
«Cada um sente paixão pelo seu clube mas todos (mesmo que apenas um pouco) sentimos o Leicester como nosso. Incrível!»
Iker Casillas, Guarda-redes do FC Porto
A saga do Leicester, muito perto de vencer a Premier League quando começou a prova a pensar apenas na manutenção, promete ficar na história dos underdogs vitoriosos. A equipa de Ranieri está a mostrar ao mundo que não são os orçamentos a mandar em tudo e que continua a haver margem para o sonho. Fundamental é escolher bem e trabalhar melhor...

ÁS
Edgar Costa
O avançado maritímista, produto da fábrica madeirense de futebol, assinou um golo no derby entre os verde-rubros e o Nacional que pode levá-lo a vencer o prémio Puskas da FIFA/2016. Num momento de inspiração, Edgar Costa tratou a bola com carinho e aplicou-lhe uma meia-volta para a eternidade!

ÁS
Jonas
O goleador benfiquista está na corrida pela Bota de Ouro mas nem por isso perdeu o sentido colectivo que está na base do sucesso no futebol. No jogo com o SC Braga, Jonas isolou-se e podia ter tentado a finalização. Porém, preferiu assistir Mitroglou que, mais bem colocado, finalizou sem grande dificuldade. Extraordinário Jonas...

DUQUE
Sérgio Ramos
É verdade que já venceu um Campeonato do Mundo, dois da Europa e a Champions. Mas não será por isso que vou deixar de dizer que existe uma diferença entre a cotação que lhe é atribuída e aquilo que realmente vale. A forma como abordou o clássico de sábado revelou um desequilíbrio emocional incompatível com os grandes palcos.

Cristiano resolveu em noite de Cruyff
Um golo de grande classe de CR7 chegou para que o Real Madrid vencesse em Barcelona e carregasse baterias para a Liga dos Campeões. Foi uma resposta enfática do internacional português à arrogância catalã, um banho de humildade aos supremacistas culés. Cristiano disse presente.
Cesare Maldini
Dois dias depois de ter partido desta vida Fernando Mendes, o capitão do Sporting que ergueu, em 1964, a Taça das Taças, morreu Cesare Maldini, o defesa do AC Milan que liderou os rossoneri na final da Champions de 1963 (cinco antes do filho Paolo nascer...), em que os italianos venceram o Benfica em Wembley por 2-1. É a marcha do tempo a impor a sua lei, privando-nos de figuras que deixaram uma marca indelével no planeta futebol. Na final de Wembley - na imagem vemos a troca de galhardetes entre Maldini e Coluna - os italianos, onde pontificava Trapattoni, beneficiaram, num tempo em que não eram permitidas substituições, de uma lesão do monstro sagrado, que impediu o Benfica de chegar ao tri europeu. No final da partida, com a camisola dos encarnados vestida, Maldini deu a volta de glória a Wembley..."


José Manuel Delgado, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!