Últimas indefectivações

sábado, 10 de agosto de 2013

A partir de agora é a sério...

Nápoles 2 - 1 Benfica

Não vi mais do que 10 minutos na 2.ª parte, portanto não tenho muitos comentários a fazer sobre o jogo.
Esta pré-época foi diferente do habitual, normalmente por esta altura, para os jornaleiros parece que já somos Campeões!!! Alguns Benfiquistas menos avisados, normalmente vão na conversa, e depois...
Foi uma pré-época, com muitos jogadores novos, com muitos erros defensivos (ainda hoje, o 2.º golo dos Italianos é resultado de outro...), mas além destas falhas de coordenação, destaco dois problemas:
1.º Finalização: o Benfica tem o hábito de quando chega perto da baliza adversária perder-se em passes, tabelinhas, e afins... o Cardozo costuma ser o 'desmancha-prazeres'!!! Sem o Tacuara (ou alguém com as características dele), rematamos muito menos, e marcamos menos golos...
2.º Ausência do Salvio nos últimos jogos: Durante a época critiquei várias vezes o Salvio, às vezes o Toto passa por fases muito 'trapalhonas', onde toma decisões erradas, passa poucas vezes a bola, e cruza mal... mas independentemente de tudo isso, o Salvio é nosso principal transportador de bola ofensivo, mais ninguém no plantel, tem a consistência do Salvio na posse de bola. Mesmo quando está nas tais fases menos boas, é fundamental. E é por isso, que raramente o Jesus o substitui!!! As nossas duas derrotas nesta pré-época foram ambas sem o Salvio. Coincidência? Acho que não...!!!

Os laterais do Benfica, têm sido apontados como o ponto fraco da equipa. Pessoalmente daquilo que vi o Cortez tem melhorado bastante... comecei por considerar o Sílvio a desilusão dos primeiros jogos, hoje voltou a falhar, mas parece-me mais integrado no esquema. Além disso, parece-me que outros sectores da equipa estiveram menos bem na pressão defensiva, como o Matic (e os extremos que também têm que judar), mas quem fica mal na fotografia no final, são os defesas!!!
Na cabeça do Jesus parece-me que a grande dúvida, é como encaixar o Markovic e o Djuricic no mesmo onze, e acho que os testes não correram nada bem. Até agora, o Jesus tem optado por colocar o Markovic nas faixas, para a entrada do Djuricic a '10', pessoalmente, gostaria de ver o Djuricic nos flancos (na esquerda de preferência), com o Markovic a '10', ou então experimentar o Djuricic a '8', nos jogos da Luz pode resultar...

O mercado ainda não fechou (e não quero repetir os episódios do ano passado), continuo a achar que precisamos de mais um médio-defensivo, o Amorim parece-me curto, como opção ao Matic, mas mais do que possíveis entradas, as permanências do Garay, Matic e Cardozo (como identifiquei no rescaldo da época anterior) são determinantes (substituir neste momento do mercado o Cardozo, parece-me tarefa impossível. Comparar o Funes Mori ao Tacuara, nem como anedota!!!).  A estes tenho que acrescentar o Salvio e o Enzo. Não falei deles na altura, porque não pensei que tivessem 'mercado', mas os malucos dos Árabes e dos Russos conseguem baralhar todas as previsões.

Esta semana cheguei a ler supostos Benfiquistas considerarem esta partida em Nápoles, como decisiva para o futuro próximo do Benfica!!! Mais do que os normais problemas de 'automatismos' de início de época, a corrente anti-Jesus dentro do Benfica, e na descomunicação social, será o principal adversário do Benfica... E como infelizmente vivemos em Portugal, País onde um clube assumidamente Corrupto, não perde praticamente pontos, qualquer deslize poderá ser fatal: não me lembro de Campeonatos, onde a perda de pontos na 1.ª jornada seja considerado fatal... nem à 3.ª jornada!!! Mas em Portugal, já tivemos Campeões à 4.ª jornada!!!
Tirando o Carouge, todos os outros adversários do Benfica nesta pré-época, foram equipas de valor. Talvez o Elche tenha sido a mais acessível, mas os outros em Portugal lutariam todos pela Europa, e alguns pelo título máximo... seria mais fácil defrontar adversários com menos potencial, mas creio que esta é a melhor opção. Agora quem quiser aproveitar, estes resultados, para descarregar as suas frustrações, teimosias e ódios pessoais, em cima dos alvos pré-definidos está à vontade, não será por isso que têm razão. 

2 comentários:

  1. patriarca disse:


    Mais um jogo, mais um resultado à Jorge Jesus, jogamos mais ou menos bem e no final GANHAM OS OUTROS.
    É triste, confrangedor e temo que algo mais negativo aconteça.

    ResponderEliminar
  2. Houve alguém que escreveu:

    "É precisamente por isso que o Benfica nunca chega lá. Porque ainda há muitos jogos para lá chegar.
    E dou já o exemplo do campeonato...para o Benfica, o Porto ainda só tem 2 pontos de avanço e ainda há 29 jornadas. Para o Porto, já têm 2 pontos de avanço e já só têm 29 jogos para manter essa vantagem.

    No futebol, hoje em dia, o controlo emocional e os ascendentes psicológicos definem muita coisa. Ou melhor dizendo, as mentalidades ajudam ou prejudicam o nosso rendimento. Para o Benfica há sempre mais um jogo para rectificar...há sempre ainda muito campeonato, ainda há segunda mão...há sempre a próxima época. No Porto quando se erra já há menos um jogo para provar o valor e fazer as coisas bem.

    Eu vejo conferencias de imprensa dos jogadores do Benfica, e o discurso é relaxado de quem ainda tem 29 jornadas para jogar. Há sempre ainda muito jogos para serem jogados. Depois, no final, não se ganhou porque falhamos no inicio. Mas o erro está na abordagem, porque afinal...ainda há muitos jogos."

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!