Últimas indefectivações

domingo, 2 de dezembro de 2012

A época, o orgulho e todas as cabeças

"Os adeptos do Real Madrid e os do Sporting constituem-se, neste momento, como o núcleo de gente mais desagradada da península ibérica, isto falando de futebol. Outros motivos de desagrado, esses sim, dramáticos, varrem o tecido social dos dois países vizinhos, unindo-os nas suas preocupações face a outro género de tormentas. Mas todos sabemos que a “vida real” é uma coisa muito séria enquanto o futebol cabe melhor nos domínios da ilusão. Dediquemo-nos, portanto, às agruras da bola tal como são vividas no Bernabéu e em Alvalade.
Real Madrid e Sporting estão a fazer nas respectivas Ligas percursos medonhos, nada consentâneos com os seus historiais, ainda que entre o historial do clube espanhol e o historial do português haja uma diferença muito significativa, com o devido respeito. O Real Madrid de Mourinho está a 11 pontos do líder, o Barcelona. O Sporting de Sá Pinto/Oceano/Frankie Vercauteren está a 15 pontos dos líderes, FC Porto e Benfica. De um lado e do outro são muitos pontos perdidos. Tantos que já não haverá quem acredite que os dois emblemas serão capazes de cometer a proeza de chegar ao fim em primeiro. Para o Real e para o Sporting, o campeonato de 2012/2013 acabou um mês muito antes Natal.
E, por estes dias, nas duas sedes vive-se um ambiente especialmente electrizante. Aproximam-se os dérbis com os velhos e históricos rivais. O Real Madrid recebe hoje o Atlético de Madrid, a única equipa da Liga espanhola que ainda não desistiu de perseguir o imparável Barcelona. Com o melhor arranque da sua história, o Atlético está a 3 pontos do Barça e cabe agora à equipa de José Mourinho, para mais jogando em casa, interromper a caminhada dos “cochoneros”, em caso de vitória, ou embalá-los para a luta com os inimigos catalães, em caso de derrota. Muito divididos devem estar os corações dos adeptos do Real Madrid face ao dérbi de hoje…
Em Alvalade, há outros contornos a ditar os costumes. Está a chegar o jogo com o Benfica e o clube suspendeu todas as decisões até receber o rival em Alvalade porque é certo e sabido que uma vitória sobre os vizinhos salva imediatamente a época, o orgulho e todas as cabeças. Eis a triste vantagem do Sporting sobre o Real Madrid.

ERRAR É HUMANO
O silêncio é de ouro vezes dois
Os presidentes do Sporting de Braga e do Benfica estiveram esta semana em total sintonia. É sempre bonito registar-se um momento destes quando ocorre porque se trata de um fenómeno raro. Quantas são as vezes ao longo da vida em que nos é oferecido o espectáculo de dois presidentes de dois clubes grandes exibindo uma total sintonia, dizendo ou pensando a mesma coisa, repetindo um as palavras do outro? Zero vezes, meia, uma vez? O importante é que esta semana aconteceu. Vamos aos factos!
Entrevistado pelo site do clube a propósito do 70.º aniversário do jornal “O Benfica”, Luís Filipe Vieira foi instado a dar mais pormenores sobre a anunciada rutura com a Olivedesportos e sobre a eventualidade de passar a Benfica TV a ser dona dos direitos de transmissão televisiva dos jogos do Benfica na Luz. Luís Filipe Vieira, que desvendou uma pontinha deste véu na última campanha eleitoral, recusou-se a adiantar o que fosse sobre o assunto e refugiou-se num velho e sábio ditado popular: “O silêncio é de ouro.” E é mesmo.
E foi também no mesmo ditado (o tal do silêncio ser ouro) que pensou António Salvador no fim do jogo para o campeonato com o FC Porto. Nem uma palavrinha sequer pronunciou o presidente do Braga. Não digam que não há aqui sintonia.

POSITIVO
Dier cresce
É, em boa verdade, a única nota positiva deste Sporting. Um rapazito inglês que brilhava na equipa B, foi “despromovido” à indescritível equipa A e vem convencendo técnicos, adeptos e jornalistas.

Olivera vezes 3
Apesar de seguir uma carreira fraquinha, o Moreirense tem um mata-leões na figura do argentino Pablo Olivera que, só à sua conta, assinou três golos ao Sporting, dois na Taça e um na Liga. É obra.

NEGATIVO
Figo, sim e não
Afinal Luís Figo não admite vir a ser treinador do Sporting. Figo garantiu que nunca tinha dito nada que se parecesse com isso. Já para presidente não se importava de esperar. Ou não, logo se verá.

PÉROLA
“A mim e ao Jorge quiseram-nos atacar lá do sul.”, VALENTIM LOUREIRO
Na cerimónia do 7.º aniversário da Banda de Música de Melres, Valentim Loureiro aproveitou a ocasião para regressar à ribalta do futebol português outorgando a Pinto da Costa o diploma de “cidadão honorário” de Gondomar. E deixou ainda uns remoques sobre “tribunais” e coisas que tais."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!