Últimas indefectivações

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Que não se calem!

"Terminada a meia-final da Liga Europa, o senhor Costa não resistiu à “fina ironia” e, pormenor que parece ter escapado à maioria, perdeu a compostura enquanto levantava a voz para exigir que os benfiquistas que, semanalmente, participam em debates televisivos se calassem. “Que se calem!”, vociferou por duas vezes o senhor Costa.

Compreendo o aborrecimento. O clube do senhor Costa ganhou com mérito, mas também ganhou de forma suja. Semanalmente, alguns dos benfiquistas recordaram essa mesma sujidade. Para o senhor Costa eram mais fáceis os tempos em que a docilidade de alguns comentadores e as pressões de alguns canais televisivos faziam com que essa sujidade se pudesse varrer para baixo do tapete, enquanto assobiavam para o ar. Agora não. Além da Benfica TV, há outros canais e outros comentadores que, sem medo, recordam a forma suja com que se alcançaram algumas vitórias. De entre as vozes que merecem o nosso apoio, destaco a de Manuel dos Santos (em debates radiofónicos) e a de Rui Gomes da Silva (em debates televisivos). É importante que sejam os benfiquistas e o Benfica os primeiros a defenderem quem nos defende de forma convicta e que, sem pejos e colocando em risco a própria integridade física, recorda as verdades que tanto incomodam o senhor Costa.

No entanto, as pressões que os amigos do senhor Costa fazem para silenciar essas e outras vozes começam a medrar. Vejo, com um misto de estupefacção e incredulidade, que há quem prefira, em nome de um silêncio ensurdecedor, que essas verdades incómodas não sejam recordadas. Foram demasiados anos a “comer e calar”. Foram demasiados anos a sujeitarmo-nos à ordem “Que se calem!”. Agora não se pode permitir que essa ordem volte a silenciar os benfiquistas. Ceder a essa renovada retórica do politicamente correcto é ceder à ordem do senhor Costa, é deixar de o incomodar com a verdade, e isso já não é admissível. Não é admissível em lado algum e muito menos dentro da nossa casa."


Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!