Últimas indefectivações

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Roger Schmidt é vermelho e branco | SL Benfica


"O Que É Que Achas Da Vinda De Roger Schmidt Para A Luz?

O SL Benfica anunciou, em comunicado à CMVM, a oficialização do contrato de duas temporadas com Roger Schmidt. Rui Costa começa, aparentemente, o planeamento da próxima temporada, numa altura em que nada está ainda decidido ou oficializado. Como tal, olhemos para o percurso do novo treinador encarnado.
Quem começou o domínio do RB Salzburgo, ganhando o primeiro de oito campeonatos seguidos? Roger Schmidt, marcando 110 golos em 36 jornadas. Quem colocou o Leverkusen consecutivamente no top 4 da Bundesliga e duas vezes nos Oitavos da Liga dos Campeões em três tentativas? Roger Schmidt.
Quem chegou à China e devolveu a Taça ao Beijing Guoan, que não a ganhava desde 2003 (e o ultimo campeonato tinha sido em 2009)? Roger Schmidt, que no meio dessa aventura foi o responsável pela transformação de Yu Dabao de avançado mediano num dos principais defesas-centrais asiáticos.
Quem devolveu o PSV aos títulos, numa seca que durava desde 2016? Roger Schmidt, que venceu Ten Hag em duas finais – 4-0 na Supertaça e por 1-2 a 17 de abril, devolvendo ao clube da Philips uma Taça que lhe faltava desde 2012.
Roger Schmidt tem sido recorrentemente responsável por proezas em clubes pouco favoritos ao título doméstico e terá agora, finalmente e 15 anos depois de começar a carreira como técnico principal, a sua primeira grande chance. Na Luz, é um regresso assumido á vertigem pela qual o Terceiro Anel é obcecado – na teoria, o casamento é perfeito.
A vitória na final da Taça Holandesa frente ao Ajax possibilita despedida positiva de Roger Schmidt de Eindhoven e da Eredivisie, onde nem sempre foi compreendido e onde não teve a matéria prima que gostaria. A saída da Liga dos Campeões aos pés do SL Benfica acabou por manchar uma aventura que tinha tudo para dar certo – aproximando um técnico apaixonado pela transição rápida e pela pressão alta de um futebol tradicionalmente praticado nas mesmas premissas, situação que gerou previsões de sucesso total.
Não foi, mas o trabalho competente e os resultados acima da média dos anos anteriores fazem justiça ao génio do treinador alemão, que continuou fiel ás suas ideias e com isso cimentou a sua reputação de vanguardista, permitindo mais um salto profissional, aparentemente, harmonioso: o Terceiro Anel sempre se apaixonou por esses, os que se preocupam em marcar mais que sofrer menos. Tem tudo para correr bem.
Começou por ganhar rotinas de gestor de homens nas divisões secundárias do país natal, em 2006. O Delbrücker SC, clube no qual terminou uma carreira mediana como jogador, abriu-lhe as portas do banco. Daí seguiu para o Preußen Münster, pouco depois saltou mais um patamar e aterrou no Paderborn.
Em todos eles conseguiu taxas de aproveitamento superiores a 50% no que diz respeito a vitórias por total de jogos, sendo currículo suficiente para os homens forte da Red Bull verem nele um excelente prospect para adicionar aos quadros do projecto. Chegava a Salzburgo em 2012.
Kampl, Sadio Mané, Soriano e Alan. No 4-4-2 base que se desenrolava tanto em 4-2-2-2 como em 4-3-1-2, Roger formatou aquele conjunto de jogadores a futebol de alta tensão – a única forma de confirmar o ascendente que o clube vinha sentindo e consolidar-se definitivamente como principal dominador. Em Viena, Austria e Rapid começavam a perder a chama mas ainda eram campeões regularmente. O Sturm Graz tinha triunfado em 2010-11.
2012-13 foi por um triz. O Austria faz um campeonato imaculado e acaba com 82 pontos. Roger alcança o segundo posto, fazendo 91 golos. Fartura que não havia chegado para o objetivo principal. Tentar novamente? Com certeza: 2013-14 é o arranque do Salzburgo dono da Bundesliga austríaca. Como?
Com 110 golos marcados em 36 jogos – Soriano faz 31, Alan 26 e Mané 13. Muita jogatana também na Europa, com seis vitórias em seis jogos da fase de grupos da Liga Europa. 15-3 em golos. Nos 16 avos-de-final havia de calhar o Ajax de Frank de Boer.


Havia Siem de Jong, Eriksen, Daley Blind, Klaassen, Schöne, Bojan Krkic ou Viktor Fischer. 3-0 em Amesterdão, 3-1 em Salzburgo, seis no agregado – com demonstrações superlativas de como aplicar o Gegenpressing, ainda novidade no mundo da bola.
O sucesso retumbante abriu-lhe as portas da liga principal do seu país. Em Leverkusen, constrói outra grande equipa, que apesar da ausência de títulos conseguiu fixar no topo do futebol germânico à custa da tal obsessão pela baliza adversária.
Os quatro da frente em 2014-15, ano em que calha no mesmo grupo do SL Benfica na Liga dos Campeões? Bellarabi, Çalhanoglu, Heung Min Son e Kießling. Nada mau. Se havia matéria prima, conseguiu novamente entrosá-la da melhor maneira possível. Passagem à fase seguinte uefeira – seria eliminado pelo Atlético de Simeone, a sua antítese – e 4º posto final na Bundesliga.

Em 2015-16, com o dinheiro gerado pelas vendas de Gonzalo Castro e Son, recruta (além de André Ramalho, que já tinha orientado no RB Salzburgo e voltará a encontrar no PSV) Tah, Papadopoulos, Aranguiz, Kampl e Chicharito. Faz terceiro lugar, a 28 pontos do Bayern de Guardiola e a 18 do Borussia de Tuchel.
Foi o primeiro dos não-galáticos. Sendo também terceiro na Liga dos Campeões, num grupo com Barcelona e Roma, cai na Liga Europa para encontrar novamente Jorge Jesus: mais uma vez o resultado desnivelou a favor do alemão, com 4-1 no agregado. Sairia de cena na ronda seguinte, frente ao Villareal.
2016-17 seria o tudo ou nada. Foi nada, dentro dos seus parâmetros de sucesso regular. Ultrapassa novamente a fase de grupos da Champions – obrigando o Tottenham de Pocchetino a contentar-se com a Liga Europa… – para cair ingloriamente aos pés do carrasco de sempre.
Simeone venceu na Bay Arena por 2-4, deixando Schmidt desamparado. As coisas no campeonato corriam mal, contavam-se 9 derrotas em 21 jornadas. Depois de receber o Atlético, Schmidt perde com o Mainz e vai a Dortmund sofrer 6 golos. Era o tal nada, sendo despedido no dia seguinte.
Da Bundesliga seguiria para o Extremo Oriente. Na capital chinesa abraçou o desafio de recuperar o prestígio perdido dum histórico daquele futebol. Chega em Julho e nos primeiros seis meses começa por organizar a casa. Quando começa o primeiro ano completo, 2018, já definiu o seu front 4 .
Para acompanhar Renato Augusto na parelha de meias foi buscar a Las Palmas Jonathan Viera; para ajudar Soriano na procura do golo foi a Villareal recrutar Bakambu. Deu para 4º lugar e conquistar a Taça frente ao Shandong Luneng de Gaziano Pellé e Diego Tardelli.
No terceiro ano, Schmidt começou bem. Dez vitórias nas primeiras dez jornadas da Superliga chinesa. Por outro lado, na Liga dos Campeões asiática, um grupo com Jeonbuk Motors e Urawa Red Diamonds não permitia sonhar muito.
Se bem que também não houve muito tempo para tal, já que bastou ao treinador alemão perder pela terceira e quarta vez (em 20 jornadas) de forma consecutiva. Final de Julho e Schmidt era despedido, dando lugar a Bruno Genésio. 83 jogos depois (46 vitórias, com taxa de sucesso de 55,42%, e 158 golos marcados) era tempo de voltar à Europa.
Chega a Eindhoven para mudar o legado deixado por Van Bommel, que apesar de um segundo lugar não primou pelo futebol mais atraente. Preferia a eficácia, que nem assim lhe garantiu pontos fora de portas – sim, um grupo com Tottenham, Barcelona e Inter seria sempre complicado, mas pontuar apenas com dois empates em seis jogos seria a morte de qualquer artista sentado num banco como o do PSV.


Ainda começa 2019-20 e dura até dezembro, ficando em terceiro lugar num grupo de Liga Europa com Lask e o Sporting de Marcel Keizer – de quem sofre um inapelável 4-0 em Alvalade. É despedido em dezembro, Schmidt chega em Abril depois de Ernest Faber ter aguentado o barco como interino.
Era hora de arrumar a casa, naturalmente. Nesse Verão prima – como sempre – pelas contratações cirúrgicas: vai a Augsburgo dar oito milhões por Philipp Max, assina com Zahavi e Gotze a custo zero, pede o empréstimo de Van Ginkel ao Chelsea e descobre Sangaré em Toulouse, que consegue por 7 milhões. Não podia ser muito melhor.
A arrumação bem feita dá para finalizar a Eredivisie em segundo lugar, não havendo arcaboiço para destronar Ten Hag. A luta foi mais acesa com o AZ de Koopmeiners e Boadu, que ficou um ponto atrás. Durante este processo houve tempo para ir introduzindo um sem número de pérolas que por hoje fazem as delícias dos jornalistas especializados no mercado de transferências: Madueke afirma-se com Schmidt, tal como Vertessen ou Teze.
2021-22 fica marcado pela derrota frente ao SL Benfica e pelo fracasso na Liga Europa, experimentando assim as três competições da UEFA. Eliminado nos Quartos da Conference pelo favorito Leicester, Schmidt retrata-se no cenário interno. Supertaça e Taça ganhas, falta o campeonato
Na semana em que se cumpre a 30º de 34 jornadas, está a quatro pontos do líder Ajax, havendo espaço para todo o tipo de previsões. Muitas das peças do onze habitual vêm-se na melhor forma das carreiras, ou pelo menos perto disso, como Gotze.
Se no cômputo geral a avaliação de 2021-22 é positiva, há algo mais a reter além da eliminação precoce da Champions. A derrota pesada frente ao Feyenoord (0-4) em setembro, expôs as fragilidade defensivas que seriam confirmadas no final de Outubro, quando Ten Hag teve a desforra da final da Supertaça, aplicando chapa 5 a Schmidt – em pouco mais de um mês, o PSV sofria nove golos em dois jogos frente a adversários diretos.
Situação eventualmente regularizada pela ascensão a titular de Erick Gutiérrez, o mexicano muito badalado nos últimos dias por declarações curiosas, ao lado de Sangaré, capazes de suportar o ímpeto ofensivo do sistema. Desde aí, apenas duas derrotas em 19 jogos de Eredivisie.
No SL Benfica, haverá dinheiro para providenciar a Schmidt um plantel à sua medida. Os encarnados, em consequência da caminhada europeia, vêm os cofres cheios e as suas estrelas em leilão no mercado internacional. Darwin é a principal atracção, ficando o amargo de boca caso saia tão precocemente de Portugal e sem ser dirigido por um treinador com as ideias de Schmidt.
Certezas, pelo seu passado, duas: a coerência e sensatez na abordagem ao mercado e preferência pelo estilo de futebol preferido da Luz. É um excelente pressuposto."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!