Últimas indefectivações

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

O talento de Plácido Abreu


"Um nome incontornável na história do andebol benfiquista

Plácido Abreu foi um baluarte do andebol português nas décadas de 50 e 60, tendo envergado a camisola encarnada durante 20 anos. O seu percurso no Benfica iniciou-se em 1954, em juniores, contribuindo para a conquista do Campeonato de Lisboa de 7 na sua época de estreia. Devido ao talento demonstrado, o capitão ascendeu à equipa principal estreando-se a 23 de Outubro de 1955, para o Campeonato de Lisboa de 11, e fez parte da selecção nacional de andebol, junto de outros nomes consagrados da modalidade.
O atleta viria a eleger como a 'maior alegria da minha vida desportiva' a final do Campeonato de Lisboa de 11 de 1958/59, na qual o Benfica venceu por Sporting, por uns renhidos 10-9. Os dois clubes estavam empatados a poucos minutos do fim, quando foi assinalada uma grande penalidade a favor dos 'encarnados'. Os 'meus companheiros escolheram-me para marcar a falta que, ainda que bastante nervoso, converti no golo da vitória do Campeonato'. Um momento emocionante, que recordaria por toda a vida.
Ao longo da sua carreira desportiva, conquistaria ainda mais dois Campeonatos de Lisboa de 11, em 1960/61 e um 1961/62, esta última a época mais brilhante do atleta e do andebol benfiquista. Nesta temporada histórica, a equipa 'encarnada', liderada por Plácido Abreu, conquistou o seu primeiro e único título de campeão nacional de 11, e ganhou, igualmente, o seu primeiro Campeonato Nacional, de 7, conseguindo o feito de vencer as duas competições nacionais sem derrotas.
Foi reconhecido como sócio de mérito em 1964, tendo deixado de competir dez anos depois. Todavia, continuaria ligado ao Benfica como vogal da actividade desportiva, nas Direções presididas por Duarte Borges Coutinho e por João Ferreira Queimado, e como monitor de natação na iniciação desportiva.
Saiba mais sobre este ídolo do andebol na área 2 - Joias do Ecletismo do Museu Benfica - Cosme Damião."

Lídia Jorge, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!