"A contratação de Zezinho, considerado um dos melhores jogadores do jogo de consola FIFA a nível mundial (no domingo passado venceu a prova de FIFA 2020 FUT Champions IV, em Paris, praticamente garantiu o apuramento para o Campeonato do Mundo e ascendeu ao terceiro lugar do ranking), assinalou a entrada do Benfica no esports, a indústria do desporto electrónico em forte expansão e à qual já se associaram inúmeros clubes e a própria FIFA, além dos milhões de entusiastas que a cada ano se vão multiplicando.
Ainda desconhecido por muitos, o esports encontra nas gerações mais jovens o seu terreno natural e assinalavelmente fértil para o crescimento. Os números são impressionantes e o Sport Lisboa e Benfica, cujo eixos de desenvolvimento incluem a inovação e o fortalecimento da marca, não poderia deixar passar a oportunidade de acompanhar este fenómeno.
Estima-se que, desde 2016, o crescimento médio anual das audiências no esports (adeptos ocasionais e entusiastas que assistem regularmente a jogos em plataformas de streaming) rondou os 15%, prevendo-se que, em 2021, o número total supere os 500 milhões (situou-se acima dos 300 milhões em 2017 de acordo com vários estudos).
O número de transmissores (streamers) tem vindo a aumentar significativamente, sendo que as plataformas Twitch e YouTube são líderes neste domínio, com 1,13 milhões e 0,43 milhões por trimestre, respectivamente. Relativamente ao primeiro, a média de canais a transmitir em directo simultaneamente é um pouco mais de 50 mil, o que demonstra inequivocamente o interesse gerado por esta indústria.
Globalmente, as receitas geradas pelo esports chegaram aos 906 milhões de dólares, das quais cerca de 75% provêm do investimento de marcas (40% patrocínios; 19% publicidade; 18% direitos de transmissão; 13% produção de jogos; 10% de merchandising e bilhetes).
Estes dados são reveladores e, para o Benfica, a aposta no esports está relacionada com a potenciação do envolvimento dos jovens adeptos numa actividade que tem gerado enorme paixão e interesse. Ainda numa fase experimental, a aposta será fortalecida com a contratação de mais jogadores. A indústria pode ser um veículo de afirmação do Benfica em vários mercados, atrai patrocinadores, gera prémios interessantes e possibilita a forte associação a outras marcas, estimulando, assim, o potencial de incremento das receitas.
Este é apenas mais um exemplo de que é no presente que se prepara o futuro do Benfica, dotando o Clube de cada vez mais trunfos, eliminando barreiras e atraindo cada vez mais jovens para as modalidades tradicionais, demonstrando que é possível conciliar gostos e diferentes práticas de entretenimento e desporto.
#PeloBenfica
P.S.: Muito importante a mobilização dos benfiquistas para o desafio com o Shakhtar Donetsk no Estádio da Luz, amanhã, quinta-feira, às 20 horas. Perante um difícil adversário, o forte apoio à nossa equipa poderá fazer a diferença!"
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!