Últimas indefectivações

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Benfica 2010/2011 - Parte 3

Hoje vou falar-vos do sector que eu considero que é o cérebro de qualquer equipa: O meio-campo.

É neste sector que se operam os equilíbrios defensivos e os desiquilibrios ofensivos. A equipa que conseguir ter um meio-campo coeso e equilibrado, que apoie tanto a defesa como o ataque, o sucesso da equipa estará garantido.
Neste sector o Benfica tem jogadores de elevadíssimo valor que lhes confere, na maioria da vezes, uma leitura táctica e de jogo excelente. Ficámos sem dois jogadores importantíssimos como Di Maria e Ramires, e embora ache que não chegaram jogadores do mesmo nível, ou que ainda não chegaram a esse nível, considero que temos um meio-campo fortíssimo. Só acho é que não temos os substitutos á altura para alguns dos titulares do meio-campo. Na esquerda temos Gaitan que ainda não está 100% dentro das movimentações que JJ pretende e não tem substituto, na direita temos o Ruben como natural substituo de Ramires e depois temos o Salvio que pouco ou nada jogou e que não tem as características de Ruben Amorim. Falta-nos, portanto, um box-to-box para substituir Rubem Amorim.

A minha análise dos jogadores do meio-campo é a seguinte:

Javi Garcia: Um "monstro" táctico!! É ele que faz os equilíbrios defensivos permitindo maior liberdade a Aimar e David Luiz. Uma visão táctica fenomenal e um recuperador de bolas do melhor que há.

Airton: Um jovem jogador com uma enorme qualidade. Um poço de força, bom no desarme e com boa técnica. Falta-lhe definir melhor a seu posicionamento táctico e o timing nos desarmes. Tratando-se de um jogador muito jovem, vejo nele um enorme jogador no futuro.

Ruben Amorim: Adoro este jogador!! É para mim um dos jogadores mais inteligentes a jogar no nosso campeonato. A sua leitura de jogo é fenomenal!! Não sendo um prodígio técnico, normalmente passa bem pelos adversários pela sua forma simples de abordar o um-para-um, fintas simples e eficazes. O natural substituto de Ramires!!Para mim seria sempre titular!!

Carlos Martins: Sempre fui um admirador do Carlos Martins, mesmo dos tempos do Sporting. É um 10 com um remate potente e que arrisca sempre os passes a rasgar as defesas adversárias. É um jogador com uma raça á Benfica e que nunca dá um lance por perdido. Deixa sempre tudo em campo. Não lhe peçam para defender muito, porque apesar de ser raçudo não tem as caracteristicas para roubar bolas aos adversários, como tem por exemplo Ruben Amorim.

Pablo Aimar: Uma estrela!!! Com a sua técnica, visão de jogo, leitura táctica e de jogo, sabe definir bem todos os momentos do jogo, acelerando ou diminuindo os ritmos do jogo do Benfica consoante a situação de jogo. Tem uma enorme capacidade técnica que lhe permite arrancar com a bola coladinha ao pé, tem uma grande qualidade no passe e normalmente define bem os lances. Só peca por duas coisas, em que Carlos Martins não pede licença a ninguém, que é o arriscar pouco nos passes a rasgar preferindo o passe curto e em tabela, e arrisca muito pouco nos remates de fora da área, e não são poucas as vezes que tem oportunidade para isso.

Felipe Menezes: Vejo qualidades técnicas neste jogador mas penso que terá de aumentar o ritmo de jogo de forma a se conseguir adaptar ao futebol europeu. Um empréstimo a uma equipa que lute pela Europa em Portugal seria o ideal. Gostaria de o ver jogar não a médio ofensivo para sim na posição de Saviola.

Gaitan: Uns dizem que é extremo esquerdo, outros dizem que médio ofensivo, outros dizem que é segundo avançado e outro dizem que é do lado direito que rende mais. Para mim será um excelente extremos esquerdo, necessitando apenas de assimilar as movimentações que JJ pretende para aquela posição. Deposito nele grandes esperanças e, pelos menos, para o ano penso que explodirá.

Salvio: No meu entender foi um bom empréstimo. O ano passado foi largamente falado que o Benfica necessitava de um jogador de caracteristicas diferentes de Ramires e Amorim, um jogador de linha, um extremo que abrisse mais o jogo e que procurasse mais vezes a linha de fundo e que fosse mais forte no um para um. Não veio para substituir o Ramires mas sim para que JJ tivesse um opção diferente para a ala direita. Jogou pouco ou nada pelo que ainda não posso dizer se é bom ou mau.

Se queremos ter pelo menos duas opções por posição, partindo do pressuposto que Coentrão se mantém a defesa esquerdo, necessitamos de jogadores para as seguintes posições:

- Extremo esquerdo;
- Médio interior direito, o tal box-to-box.

Em Janeiro, se não quisermos gastar dinheiro, poderemos fazer regressar Urreta e o Fellipe Bastos equilibrando assim a equipa com dois jogadores jovens e dos quadros do Benfica, dando-lhes assim oportunidade de se afirmarem no Benfica.

Enquanto não entra ninguém apostaria em Coentrão a extremo esquerdo e Peixoto a lateral esquerdo.

1 comentário:

  1. O Gaitan fez toda a formação como '10', quando passou a senior com o Riquelme na equipa, passou a jogar na posição do Saviola, descaindo muitas vezes para a meia-direita.

    O Airton tem uma caracteristica especial, é muito bom no passe. Isto faz com que muitas vezes tente passes arriscados, enquanto o Javi raramente faz passes de elevado risco. É um pau de dois bicos, porque naquela posição pede-se 'calma', uma perda de bola pode ser fatal. Creio que com mais experiência o Airton pode 'decidir' melhor...

    Concordo com as 'contratações', um '8', e um extremo esquerdo driblador...

    Abraços

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!