Últimas indefectivações

segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Um problema extremo e Úma(ro) solução a ter em conta | SL Benfica


"Extremos procuram-se. É, pelo menos, o que as constantes testagens táticas de Nélson Veríssimo aparentam indicar. O atual técnico da principal equipa do Sport Lisboa e Benfica tem encostado às linhas jogadores que teriam, num plano académico, maior preponderância em terrenos interiores – Paulo Bernardo, João Mário e até Rafa, que explanou o seu melhor futebol esta época em dinâmicas centrais.
Não será, de todo, a melhor solução, mas a verdade é que escasseiam extremos que cumpram com o desejado. Everton ainda se está a encontrar e até pode encontrar a porta de saída, Lázaro conta para lateral, Gil Dias ainda não convenceu e não tem sido aposta, Radonjic pode não completar sequer o mês de janeiro nas águias e Diogo Gonçalves começa agora a reaparecer.
Sobra Darwin pela esquerda e… quem pela direita? Olhando para o plantel principal é difícil encontrar um plano. Todavia, há sempre um plano B – o plano SL Benfica B. E olhando para os Bês dos encarnados damos de caras com uma solução chamada Úmaro Embaló. O extremo canhoto de 20 anos vem reclamando uma chamada ao patamar cimeiro toda esta época.
Num SL Benfica B em evidência e líder da Segunda Liga, todos parecem jogar bem. Úmaro Embaló, contudo, parece jogar melhor. Continua a potenciar em campo a sua enorme capacidade de desequilíbrio, mas de uma forma muito mais ponderada. Cada vez escolhe melhor os momentos em que deve aplicar a sua capacidade técnica e os momentos em que a vertente tática se sobrepõe.
Decide também cada vez melhor. E as sete assistências (a que se juntam quatro golos) em 18 partidas esta temporada exemplificam essa tomada de decisão que o “85” dos Bês tem evidenciado. Posto isto, ofensivamente está feito um tremendo futebolista para a sua idade e contexto. Todavia, não é só no último terço que tem crescido e ampliado o seu leque de capacidades.
Defensivamente está mais comprometido com a equipa. Apesar da sua iminente vertigem ofensiva, preocupa-se com o auxílio que tem que prestar à equipa no momento defensivo, vindo esta época adquirindo uma leitura do seu próprio posicionamento muito interessante. Além disso, tem pulmão e velocidade para encaixar bem nas tarefas de ala num 4-4-2 que Veríssimo queira implementar na equipa A.
É uma questão de oportunidade. Oportunidade essa que Úmaro Embaló reclama há já algum tempo e oportunidade essa que o SL Benfica não devia desperdiçar. Trata-se de um jogador diferenciado (como se viu pelo golo que lhe deu o prémio de melhor golo de dezembro da Segunda Liga) e que em 2018 esteve na porta de saída do clube e na de entrada do RB Leipzig. Ficou, trabalhou, melhorou e agora chegou o momento dele."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!