Últimas indefectivações

sábado, 18 de dezembro de 2021

Ajax


"Contrariamente ao que muitos propalaram, o apuramento do Benfica para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões não se deve ao Bayern. Os alemães limitaram-se a fazer o que deles era esperado, somando a sexta vitória.
Apesar das goleadas sofridas ante o Bayern, o Benfica teve um bom desempenho. Frente a Barcelona e Dínamo Kiev venceu os jogos na Luz e empatou fora, não sofrendo  qualquer golo. Resumir o apuramento à contração de uma dívida de gratidão ao Bayern é redutor e desonesto intelectualmente.
O Ajax é o adversário que se segue, e a tarefa de passar aos quartos-de-final não é nada fácil. Escusado será dizer que já começou a desvalorização dos neerlandeses, útil para os defractores qualquer que seja o desfecho. Se o Benfica passar, o sorteio foi bom; se for eliminado, não cumpriu a sua suposta obrigação. Nada que qualquer benfiquista minimamente atento não antecipasse.
Rui Vitória, qual nêmesis de Jorge Jesus, conhecedor profundo da realidade benfiquista, passou, de repente, a liderar um bando de jogadores inaptos para estas andanças. O PSV, ultradifícil obstáculo de transpor, goleador, na Supertaça, do extraordinário Ajax, subitamente demonstrou pouco traquejo europeu e um plantel curto. E o Barcelona e o Dínamo Kiev, o primeiro antes instransponível, depois ao alcance de qualquer um, e o segundo de candidato à Liga Europa a indigente num ápice, fizeram com que a passagem benfiquista não passe, dizem eles, de uma mera formalidade.
Agora vem o Ajax, e já ouvi um tipo no canal de entretenimento CMTV (enviaram-me um vídeo, não frequento aquilo) afirmar que este Ajax não vale tanto como os resultados com o Sporting fazem parecer. Bastou, no sorteio, o nome Ajax surgir junto do Benfica para que o treinador Ten Hah e jogadores como Haller, Antony, Tadic, Berghuis, Blind, Gravencerch e outros tenham desaprendido - ou nem sequer alguma vez aprendido, apesar das goleadas ao Sporting - de jogar futebol. É extraordinário. Extraordinariamente patético."

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!