Últimas indefectivações

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Da paixão pela água ao sonho olímpico


"Aos 19 anos, Sandra Neves tornou-se a primeira nadadora portuguesa a competir nos Jogos Olímpicos, em Seul

Natural de Lisboa, Sandra Neves deveria ter enveredado pela prática do andebol. Pelo menos era esse o desejo do pai, antigo jogador da modalidade. Porém, quando, na quinta dos avós, em Sesimbra, deu as primeiras braçadas, Sandra apaixonou-se pela água. Um ano antes de competir na Coreia do Sul, numa entrevista ao jornal A Bola, a atleta recordou como tudo começou: 'Eu era tão pequenina que o meu pai ensinou-me a nadar num tanque que estava na caso dos meus avós. (...) Era feliz, nadando e depressa se notou o jeito'.
Sandra foi, entretanto, matriculada no Benfica e nunca teve dúvidas acerca do clube que iria escolher: 'O Benfica é o Clube que sempre representei, desde os meus 8/9 anos de idade e por isso é o meu Clube, o de que mais gosto e além do mais é o Clube do meu treinador', referiu numa entrevista ao jornal O Benfica em 1988, numa altura em que já sabia que tinha conseguido assegurar um lugar nos Jogos Olímpicos de Seul, após ter feito os mínimos na categoria dos 100 e 200 metros na especialidade de mariposa.
Orientada pelo treinador japonês Shintaro Yokochi, que a ajudou a fazer história no desporto português, a atleta benfiquista foi a primeira nadadora portuguesa a conseguir um lugar nos Jogos Olímpicos. Esta proeza representou 'uma grande compensação pelo trabalho levado a cabo em todos estes anos. Um trabalho a que sempre em entreguei de alma e coração que se reflete em cerca de seis horas diárias de treino intensivo', revelou.
A preparação para as Olímpíadas foi exigente. Começava cedo na piscina do Estádio da Luz e, fora de água, era inda necessário encontrar tempo para os estudos, com o objectivo de entrar na universidade.
Foi em Setembro de 1988 que, na Coreia do Sul, se viu passar a chama olímpica e Sandra Neves via-a de perto. Dentro de água, conseguiu fixar um novo recorde nacional nos 100 metros mariposa com '1.04,60, menos 12 centésimos que o recorde que já lhe pertencia desde esta época. Sandra Neves foi a terceira na sua série'. Na classificação final em Seul, obteve a sua melhor marca: 18.º lugar nos 200 metros e o 27.º nos 100 metros mariposa.
Pode conhecer mais sobre a natação benfiquista na área 3 - Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião."

Cláudia Paiva, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!