Últimas indefectivações

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

UAARE: uma fórmula de sucesso

"As carreiras dos jogadores de futebol são caracterizadas pela diversidade de experiências em diferentes clubes, com muitos interlocutores directa ou indirectamente envolvidos nestas tomadas de decisão. Por se tratar de uma actividade de desgaste rápido, os efeitos do envelhecimento têm um impacto profissional mais precoce nesta população.
Os jogadores têm consciência que mais cedo ou mais tarde terão de assumir outros desafios profissionais. Assim, uma preparação responsável para o futuro deve começar logo na escola, e em estreita articulação com os clubes.
Foi neste sentido, para dar resposta às necessidades de preparação académica e conciliação do rendimento desportivo, que foram criadas as UAARE (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola). As UAARE visam uma articulação eficaz entre a escola, os pais, as federações desportivas, e os municípios, para conciliar a actividade escolar com a prática desportiva de alunos e atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou selecções nacionais.
Como Responsável Nacional do Projecto foi designado o docente Victor Pardal, que se tem mostrado incansável na perseguição do compromisso entre a prossecução de resultados desportivos de excelência e a defesa do direito à educação escolar dos atletas.
Em cada uma das escolas envolvidas foram formadas equipas com o objectivo de desenhar, implementar e acompanhar o processo pedagógico e de apoio psicológico para cada um dos alunos envolvidos, de acordo com as suas necessidades específicas.
As UAARE têm tido um enorme sucesso na prestação desportiva e escolar dos alunos envolvidos, com índices de aproveitamento acima da média nacional, com um grande impacto junto dos pais e envolvimento da comunidade escolar (Directores, Professores, Psicólogos) e dos restantes agentes envolvidos (Municípios, Federações Desportivas, Centros de Alto Rendimento).
No passado dia 1 de Outubro foi celebrado o Dia Internacional do Idoso. A OPP partilha do princípio de que pequenas mudanças no ambiente e nas oportunidades que são disponibilizadas aos cidadãos podem ter consequências significativas no envelhecimento, permitindo prevenir as perdas associadas à velhice e promover uma adaptação bem-sucedida. As UAARE, são um exemplo de como é possível, intervindo precocemente, com o apoio de psicólogos, promover competências e potenciar a realização de transições profissionais com mais saúde e bem-estar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!