Últimas indefectivações

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Camavinga, o menino de Cabinda que a França quer segurar

"Médio do Rennes foi o primeiro jogador de 2002 a alinhar como titular numa das cinco maiores ligas europeias

Depois de Victor Osimhen, reforço garantido esta época pelo Lille, o «P.S. – Para Seguir» continua de olho no talento africano que dá cartas na Ligue 1, e destaca agora Eduardo Camavinga.
Com apenas 16 anos (faz 17 dentro de um mês), o médio do Rennes está a encantar França, a ponto de a federação gaulesa estar a acompanhar proximamente o processo de naturalização, na perspectiva de assegurar este talento em breve.
Camavinga nasceu em Cabinda (Angola), de ascendência congolesa, mas com cerca de dois anos mudou-se com a família para França.
Aos sete anos largou o judo e começou a jogar no AGL-Drapeau. Esteve quatro anos no emblema de Fougères, ponto de partida da onda de solidariedade que ajudou a família Camavunga por altura do incêndio que destruiu a casa que estava a construir.
Mas pouco tempo depois, ainda no ano de 2013, Eduardo transferiu-se para o vizinho Rennes, um dos símbolos maiores do futebol francês, nomeadamente ao nível da formação.
Assinou contrato profissional no final de 2018, logo depois de ter festejado o 16º aniversário, e não perdeu muito tempo para chegar à equipa principal. A estreia proporcionou-se a 6 de Abril de 2019, frente ao Angers, e a 1 de maio, diante do Mónaco, tornou-se o primeiro jogador nascido em 2002 a jogar como titular numa das cinco maiores ligas europeias.
Terminou a época com lugar no onze, e conserva esse estatuto desde então, graças a exibições arrebatadoras como aquela que assinou no triunfo sobre o campeão PSG. Camavinga foi mesmo eleito o melhor jogador da Ligue 1 em Agosto, e no mês seguinte ainda ouviu rasgados elogios de André Villas-Boas antes da visita do Rennes ao Velódrome.
«É um jovem excepcional. Pode jogar em qualquer posição. Quando cheguei ao Marselha dediquei algum tempo a observá-lo, e foi impressionante. Perguntei ao Andoni (ndr: Zubizarreta, o diretor desportivo) se podíamos fazer uma oferta, mas ele disse-me que pediam 40 milhões de euros», revelou o técnico português.
Outra declaração que vale a pena recuperar é a de Ben Arfa, tantas vezes polémico, mas absolutamente certeiro na forma como descreveu Camavinga, com quem partilhou o balneário na época passada.
«É um monstro. Tecnicamente e fisicamente. Tudo o que faz é perfeito. Para mim é a definição do médio moderno. Não há nada que não saiba fazer. Defende, desarma, mete a cabeça, cria, marca, oferece golos. É possante, mas com um pé esquerdo dotado tecnicamente. É inteligente e elegante. É raro ver um jogador como ele nesta idade», resumiu o internacional francês à ESPN.
Completo. É essa a palavra que melhor define Camavinga, por mais ousado que seja aplicá-la a alguém com 16 anos. Pela (rara) capacidade para promover consensos entre aqueles que ficam rendidos à airosidade daquele pé esquerdo e aqueles que dão valor acrescido à dimensão física. 
Eduardo mostra uma maturidade que está muito acima da idade, patente na capacidade para interpretar o jogo. Um médio esguio, de passada larga, aproveitada para sair rapidamente na pressão ou para arrancar com a bola conduzida.
Um jovem que não renega a responsabilidade de pegar no jogo, e particularmente hábil a virar o jogo para o flanco contrário, ainda que por vezes esteja tão focado nessa solução que esqueça um pouco a verticalidade que também é capaz de oferecer.
Mas um médio de campo cheio, com uma gama imensa de recursos para aprofundar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!