Últimas indefectivações

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Caloteiros!


"Campeão nacional pela última vez em 2001/2002 e com poucos títulos ganhos no futebol profissional desde então, a relevância desportiva do Sporting Clube de Portugal tem diminuído drasticamente. Em consequência das fracas prestações desportivas, estão os sucessivos e fracassados resultados financeiros.
“Felizmente” a dívida acumulada do Sporting não é de 500 euros nem de 20 mil euros, pois para a banca tais montantes só são relevantes para o comum português que se mata a trabalhar. O Sporting tem a “vantagem” de possuir dívidas de centenas de milhões de euros à banca, o que acaba por resultar numa vantagem negocial. Os perdões da banca sucedem-se e bancos intervencionados continuam a dar "facilidades" a um clube de futebol completamente falido, constituindo uma vantagem competitiva inadmissível face a outros clubes.
2011: Sporting emite VMOCs no valor de 55 milhões de euros;
2014: Sporting emite novos VMOCs no valor 80 milhões de euros;
2018: Novo Banco faz reavaliação do valor das VMOCs do Sporting. Os 135 milhões de euros emprestados valem agora 40.5 milhões de euros. No total são perdoados 94.5 milhões de euros. Negócio fica a aguardar concretização;
2019: Apollo compra cerca de 200 milhões de euros da dívida do Sporting aos bancos por 100 milhões de euros. Sporting deixa, assim, de dever 200 milhões ao BCP e ao Novo Banco e passa a dever o dinheiro à Apollo; Conclusão: Bancos perdoam metade da dívida do Sporting, vendem a mesma por metade do preço à Apollo e o Sporting garante um perdão de cerca de 94.5 milhões.
Mas a vantagem desportiva é a menor. A maior e menos aceitável vantagem é a que têm para com a generalidade da população portuguesa, que faz o que pode e não pode para honrar os seus compromissos e que muitas das vezes, atrasando-se um ou dois dias no pagamento de uma prestação, se arrisca a ser despejada de casa ou a ter o carro penhorado.
Se um dos requisitos para se ser presidente do Sporting é ter historial na banca - como têm vários dos últimos presidentes do Sporting Clube de Portugal - os bancos credores que assumam publicamente e indubitavelmente a gestão do clube. Não recorram a marionetas nem a fantoches e muito menos recorram ao bolso de todos os contribuintes portugueses.
Chegou o momento de dizer basta.
Não podemos continuar a ajudar sistematicamente o Sporting Clube de Portugal.
Têm a palavra os portugueses."


PS: Faltou uma referência ao 'inventor' das VMOC's: o ex-presidente Cotonete Bettencourt... Curiosamente, agora, assalariado do Novo Banco!!!!

1 comentário:

  1. Excelente texto. É um fartar vilanagem. O povo português mais uma vez a pagar os desvarios dos "administradores" da banca. E a intervenção das autoridades, como a CMVM, o Banco de Portugal (não sei se o Ministério das Finanças) por onde anda?

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!