Últimas indefectivações

sábado, 10 de agosto de 2019

Maior a depressão que a alegria

"Não há uma 'overdose' de conquistas no Benfica mas há uma razoável dose de esperança de que ainda possa haver

O Benfica venceu sábado a International Champions Cup e domingo aqueceu o início de época com uma Supertaça. Certo que a primeira conquista deu prestígio internacional e a segunda animou os adeptos para uma época longa. Não há uma overdose de conquistas mas há uma razoável dose de esperança que ainda possa haver.
O Sporting é um clube histórico, um rival antigo (mais sociológico do que desportivo), um emblema que prestigia qualquer vitória, ainda por cima pelos números obtidos. Não custa admitir que na primeira hora de jogo parecia haver algum equilíbrio. Mas reza a história que um Sporting com Bruno Fernandes, na máxima força, perdeu 5-0 com um Benfica limitado, sem lateral-direito, com adaptações evidentes. Este Benfica tem margem evidente de melhoria. A semana em que só se falou de Bruno Fernandes terminou no Estádio Algarve com Pizzi como MVP. Não sei quantos milhões vale Bruno Fernandes, mas imagino quantos milhões gostam do Pizzi. Numa final de grande fair play e desportivismo, os insultos (escusados) ficaram a cargo de parte dos adeptos leoninos para os seus próprios jogadores. O caminho do insulto nunca resolveu nada mas há quem não conheça outra via para aliviar as suas próprias frustrações. Foi bom ganhar, mas há que relativizar a conquista e os seus números. O Benfica foi claramente superior na segunda parte, os números foram esclarecedores e o adversário suspirou de alívio ao ouvir o apito final. Nesta fase parece maior a depressão verde e branca que a alegria encarnada. O hábito de vencer faz com que não se festeje em demasia, quando ainda não se venceu o suficiente.
A alegria da vitória ficou diminuída com a lesão de Gabriel, um dos jogadores mais influentes no jogo do Benfica. O azarado médio faz muita falta no ciclo de jogos que se aproxima, cada vez mais me parece que um plantel para disputar cinco provas tem de ter qualidade e extensão, sob pena de ficar limitado com azares e infortúnios. Já na última época a lesão de Gabriel foi muito sentida na qualidade de jogo do Benfica.
Os aperitivos foram excelentes, começa amanhã frente ao P. Ferreira o prato principal. Em casa, na Luz, repleta de apoio dos adeptos que vão encher a catedral estão reunidas as condições para afastar tradição de começar mal os campeonatos. Desejamos que depois de estar bem nos ensaios, estejamos melhores na estreia. Agora só falta tudo: 34 prestações dum objectivo colectivo, amanhã temos a primeira para cumprir."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!