Últimas indefectivações

domingo, 19 de maio de 2019

Vermelhão: o 37 vindo da Alma !!!

Benfica 4 - 1 Santa Clara


No meio de toda a alegria, de toda a vontade de festejar, o nosso grande sentimento foi de alívio! Foram dois anos de um ataque cerradíssimo ao Benfica, foram dois anos de calúnia, difamação, mentiras, colocando em causa a nossa honra... Após aquela tarde muito molhada do Jamor, foram praticamente dois anos sem títulos maiores, lutando num Campeonato totalmente inquinado, semana após semana, sempre a jogar contra mais de 11 adversários, nos nossos jogos, e nos jogos dos nossos adversários directos... Por tudo isto, e muito mais, foi com alivio que assisti a este jogo... Cada golo deste final de tarde, foi uma machadada no crime organizado, pois para o Benfica vencer esta 'guerra', só pode ganhar, ganhar e ganhar... E se alguém pensa que a 'guerra' será ganha nos Tribunais, desenganem-se, as vitórias do Benfica, têm que ser dentro do relvado... Com união, com trabalho, com competência, com talento... mesmo se para isto, tenhamos que fazer mais de 20 pontos do que os adversários, para vencer por 2 !!!

O jogo desta tarde, como todos os jogos decisivos, com toda a ansiedade que é criada no pré-jogo, nunca são fáceis... E hoje, os primeiros minutos, até foram divididos, o Santa Clara demonstrou competência na posse de bola, o Benfica sentiu algumas dificuldades na pressão a meio-campo, mas esta tarde, principalmente na 1.ª parte, fomos letais, hoje, não houve desperdícios escandalosos... E quando a bola entrou pela primeira vez, o jogo estava decidido!!! E não foi por falta de atitude do adversário, que quando reduziu para 4-1, parecia que estava com vontade de fazer uma 'remontada', mesmo com algumas dificuldades, principalmente nos Cantos, o 37 nunca iria fugir!!!
O Lage voltou a reafirmar no final, que o colectivo é o mais importante, e hoje voltámos a fazer uma exibição colectiva, com exibições muito 'parecidas'! O Seferovic pelos golos foi considerado o MVP... e talvez o mereça, até porque é bom recordar que o Haris começou a época como potencial dispensado, e acaba com o melhor marcador da Liga e só não chegou aos 30 e tal golos, porque ainda não 'aprendeu' a marcar quando aparece isolado à frente do guarda-redes, com a bola controlada!!!
Mas para mim, o Samaris hoje voltou a ser o mais influente... e com o Rafa no 1.º tempo, a desestabilizar completamente a defesa contrária!
Este deverá ser um dos títulos do Benfica, com mais jogadores da 'casa', no pós-anos 80, seguramente! Não podemos pensar que todas as épocas, vão aparecer jovens com o mesmo talento do Félix, e do Tino por exemplo, mas tenho a certeza que a Direcção tudo vai fazer para que esta juventude fique o tempo suficiente, dando 'tempo' para os 'próximos' aparecerem...
O Tino, por exemplo, tem um  potencial enorme, já é um bom jogador, mas ainda falta-lhe alguma experiência, isso até se nota, na forma como tenta jogar 'limpo' sempre, quando naquela posição têm-se que ser 'esperto' e às vezes é preciso fazer aquelas faltas úteis... O Félix não precisa de adjectivos elogiosos, hoje voltou a marcar um grande golo, mas não fez um grande jogo... O pessoal pensa que isto é automático, mas o Félix o ano passado por esta altura, andava a lutar pelo título nacional de Juniores!!! O Ferro em Janeiro ainda estava na equipa B... estava a jogar em Mafra, quando acabou por ser substituído de 'emergência', devido à lesão do Conti num treino... Ter esta gente toda, num equipa Campeã, ainda por cima num Campeonato decidido desta forma, com um sprint final repleto de pressão, com 19 jogos, que deram 18 vitórias e 1 empate, que permitiram passar do 4.º lugar a 7 pontos do líder, para a vitória final, é extraordinário!!!
Agora, não tenho dúvidas que o MVP do título, foi claramente o Bruno Lage!!! Tudo mudou, rapidamente, praticamente sem treinos, a jogar de 3 em 3 dias, com toda a pressão do mundo em cima...
Nem tudo foi perfeito, mas o Lage é o menos culpado... Sem ter qualquer responsabilidade na escolha do plantel, sem ter feito a pré-época, foi inteligente na forma como percebeu que a prioridade das prioridades era mesmo o Campeonato... Sendo que desde do 1.ª dia, já tinha percebido que isto só ia lá com a empatia total dos adeptos com os jogadores... e que tinham que ser os jogadores dentro do campo, a 'puxar' pelos cânticos!!!
Até Segunda-feira, na Praça do Município, temos todo o direito de celebrar, merecemos. Nós adeptos, com este triunfo até podemos ter um defeso mais tranquilo, mas tenho a certeza que quando a silly season começar em força, iremos novamente ser massacrados com notícias anti-Benfica... Portanto, o melhor é aproveitar...
Agora a 'estrutura', com o treinador à cabeça, deve fazer tudo para não deixar as decisões para o final de Agosto, tanto em relação às saídas, como às entradas... O primeiro jogo oficial será 'somente' a Supertaça, desta vez não temos pré-eliminatórias, mas estas remontadas na classificação não acontecem todos os anos, e temos que ter consciência que os campos inclinados não vão 'melhorar'!!!
Lateral esquerdo, mesmo se o Grimaldo não sair, Alas (o Caio já está confirmado) e Avançados para rodar com o Seferovic e o Félix, mesmo se o Jonas 'ficar' temos que ter mais opções! Na minha opinião estas 3 posições são fundamentais...

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!