Últimas indefectivações

terça-feira, 24 de julho de 2018

Taça Repórter X

"'A lenda maior do jornalismo' no acervo do Sport Lisboa e Benfica

Nas primeiras décadas do século XX, Portugal conheceu uma das figuras mais controversas do jornalismo nacional: o Repórter X. Pseudónimo de Reinaldo d'Azevedo e Silva Ferreira (1897-1935), surgiu por 'lapso de um tipógrafo' e é, ainda hoje, sinónimo da 'lenda maior do jornalismo português'.
Reinaldo Ferreira deu os primeiros passos no jornalismo aos 17 anos, n'A Capital. Encarregue apenas da cobertura de pequenos casos que considerava desinteressantes, como incêndios e pequenos furtos, o seu espírito criativo começou a incluir alguns pormenores fictícios nas reportagens, 'abrindo uma via de dois sentidos entre a realidade e a ficção - para desespero de uns e gáudio de muitos'.
Dono de 'uma imaginação prodigiosa' e de uma particular 'propensão para o insólito', o Repórter X é 'uma figura ainda hoje embrulhada num misto de realidade e lenda'. Foi repórter, folhetinista, novelista, dramaturgo e realizador de cinema. Colaborou com periódicos como O Século, Domingo Ilustrado, A Manhã, Ilustração e ABC e trabalhou em Paris, Madrid, Barcelona e Bruxelas. Pioneiro no romance policial em Portugal, entre as suas obras estão O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho, a sua primeira ficção publicada como se de uma notícia real se tratasse; O Táxi n.º 9297, folhetim do Janeiro posteriormente 'publicado em livro, levado ao palco e convertido em filme, que o próprio Reinaldo Ferreira' dirigiu; e A Virgem do Bristol Club. Esta última versa sobre uma papillon de um dos mais icónicos night clubs lisboetas, que, pouco tempo depois, daria lugar à secretaria do Sport Lisboa e Benfica (1933-1984), na Rua do Jardim do Regedor.
A 1 de Junho de 1931, uma taça com o nome desta mítica figura integrou o acervo do Clube: a Taça Repórter X. Taça por votos, foi disputada entre o público presente na festa de homenagem aos actores Fernando de Sousa e Alves da Costa, no Teatro da Trindade. Nos intervalos do espectáculo, os espectadores votaram 'a favor do seu club favorito' e, uma vez mais, o Benfica reuniu a preferência do colectivo.
Sendo um dos muitos objectos que constituem o acervo do Sport Lisboa e Benfica que não integram a exposição permanente do Museu Benfica - Cosme Damião, a Taça Repórter X encontra-se em reserva no Departamento de Reserva, Conservação e Restauro."

Mafalda Esturrenho, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!