Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Acertar no onze e só para talentosos

"A final do Campeonato do Mundo será disputada entre a melhor equipa do Mundo e a selecção com mais jogadores do maior clube do Mundo. Esta selecção alemã merece ser campeã do Mundo. A qualidade individual e colectiva dos germânicos é impressionante. Um Alemanha-Argentina é sempre um menu interessante.
No passado domingo estive no sorteio do próximo campeonato nacional. O Benfica inicia na Luz contra o Paços de Ferreira a defesa do título.
Se hoje um adepto do Benfica (ou do FC Porto ou do Sporting) tentasse fazer um exercício de adivinhar o onze com que inicia o campeonato, contra o Paços de Ferreira, dentro de um mês, era impossível acertar. Julgo que mesmo ficar perto é só para talentosos. Fiz esse exercício com três amigos do Benfica e três do FC Porto, hoje acertar em sete ou oito é já um milagre. Hoje nem mesmo as colecções de cromos dos miúdos conseguem acertar nos plantéis com que os clubes disputam as provas.
Este corrupio de compras e vendas, com o mercado aberto até 31 de Agosto (com três jornadas disputadas) é uma vergonha. As equipas que jogam o Benfica-Sporting da terceira jornada, podem nada ter a ver com as que iniciam a quarta jornada.
O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, no final de Agosto, permite que um clube milionário compre os melhores jogadores dos rivais (no dia seguinte ao sorteio) com quem vai disputar a prova. Esta volatilidade e incerteza, com aberturas do mercado constantes e prolongadas, podem dar dinheiro a muitos interesses, mas aldrabam os campeonatos e tiram verdade às competições.
Chegamos a uma altura onde defender o jogo é defender a sua verdade, defender as competições é defender a sua verdade, sob pena dos adeptos não acreditarem no jogo. Pode ser uma ilusão, pode até ser uma ideia ultrapassada, mas foi a paixão pelo jogo e não a ganância do negócio que fez a sua grandeza."

Sílvio Cervan, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!