Últimas indefectivações

domingo, 8 de outubro de 2023

Vermelhão: 3 pontos...

Estoril 0 - 1 Benfica


Esta é uma daquelas vitórias, fundamentais nas caminhadas para os títulos: jogando pouco, mas vencendo, conquistando os 3 pontos!!! Com outros intervenientes, é a estrelinha, é a raça, é o acreditar... com o Benfica, é na maior parte das ocasiões, oportunidade, para criticar tudo e todos!!!

As jornadas pós-Champions, são sempre perigosas, ainda por cima quando se joga fora de casa... Neste caso a deslocação até foi curta, mas o cansaço das duas últimas partidas, muito intensas, o mau relvado, a ilusão que o jogo poderia ser 'fácil'... torna tudo muito complicado! E neste pós-Champions, ainda ficámos sem 3 titulares por lesão!!!

Quando vi o onze, também fiquei surpreendido, sendo que não sabia dos problemas físicos do Kokçu! Mas fazendo as 'contas', a rotação do Roger, foi basicamente 2 jogadores: Neves e Musa (sendo que o Croata, ainda não tem o estatuto de titular indiscutível)! Sendo que entre o Bernat e o Jurásek, também não se sabe que será o titular... Portanto, o Roger arriscou? Sim, mas na verdade o único titular indiscutível que ficou no banco, por opção, foi o Neves!!!

Em relação ao jogo, muita preocupação como permitimos o Estoril sair em transições rápidas, quase sempre da mesma forma, quase sempre pelo mesmo jogador! Com uma pressão alta do Benfica, muito soft... e com um enorme buraco entre a nossa linha defensiva e o meio-campo!!! Por exemplo, erros destes, com uma Real Sociedad, serão fatais!!!

Mas a partir do meio da primeira parte, começamos a criar perigo, e só a falta de pontaria do Tengstedt e as boas defesas do 'goleiro' do Estoril, evitaram os golos do Benfica... Ao intervalo, apesar de algumas boas saídas em contra-ataque do Estoril, quase sempre mal decididas quando se aproximavam da área do Benfica, o empate era injusto... o Benfica merecia estar na frente!

Na 2.ª parte, notou-se uma maior preocupação na marcação ao Guitane, mas o Amarelo do Chiquinho relativamente cedo, voltou a criar problemas... Mas na melhor oportunidade, dos canarinhos, o 'erro inicial' foi do Otamendi, que subiu desnecessariamente, e depois não foi capaz de 'matar' o contra-ataque... e a bola parou no poste!

O Benfica a partir daqui, o Benfica construiu várias oportunidades, não foi uma avalanche, mas fomos sempre nós a criar perigo, com mais ou menos jeito, com menor ou maior velocidade... E depois de alguns falhanços escandalosos, e com o guarda-redes adversário a 'engatar', admito que já tinha perdido a esperança, mas o Toni 'acreditou' e voltou a marcar na Amoreira!!! Vencer nos descontos, também conta...!!! Não é só para os outros!!!


Com nova assistência do Musa: começa a ser uma imagem de marca do Croata, este tipo de assistências de cabeça, para golos importantes do Benfica... E com o 'amuleto' Guedes em campo: a última vez que tinha jogado, também entrou na parte final, e poucos minutos depois, numa jogada 'parecida', com uma assistência do Musa, o Benfica marcou!!!!

O MVP foi para o Toni, pelo golo... mas também pela cabeçada, já depois da hora (os 8 minutos, foram estendidos mais 2, após o Benfica ter marcado!), 'marcou' outro golo, afastando uma bola de cabeça, que parecia ter o fundo das redes como destino!!!
O Neres para mim, foi o melhor jogador. Aquele que a espaços, conseguiu 'inventar' oportunidades... mesmo jogando fora da sua posição preferida! Não compreendo esta 'troca' de flanco com o João Mário, ambos rendem melhor, nas posições inversas!!!
Posso ser controverso, mas gostei do Tino, recuperou muitas bolas, e até fez bastantes passes para a 'frente'! Também falhou alguns passes, mas as opções também eram poucas... Fiquei também surpreendido na substituição, pois o Chiquinho com o Amarelo, era o candidato óbvio a sair...
Várias erros incomuns na 1.ª fase de construção, com o Toni e o Nico a tomarem algumas decisões estranhas... não foi só o Tino e o Chiquinho a falharem passes!
O Rafa, depois dum início de época, muito forte, parece-me estar a entrar em sub-rendimento... Mesmo assim, 'sacou' vários Amarelos, e com um critério mais acertado do árbitro, tinha 'sacado' ainda mais!!!
O Jurásek contra estas equipas mais defensivas, com linhas baixas, terá ganho a titularidade!!!
Aursnes, forçado, mas falta-lhe a velocidade para explorar o flanco...
O Tengstedt ficou marcado pelos falhanços, mas até esteve bem no aproveitamento da profundidade... Creio que a titularidade deveu-se exatamente a isso, o Roger queria um ponta-de-lança que atacasse as costas dos Centrais...
João Mário, mau jogo, num local errado!!!
Trubin, sem fazer uma grande defesa, viu a bola perto da área e da baliza, em várias ocasiões, e transmitiu sempre tranquilidade e segurança!

Decisão inacreditável, a não marcação do penalty sobre o Casper! Mais vergonhoso, só mesmo as diversas explicações que os avençados expert's já se apressaram a transmitir!!!
O Tengstedt é atropelado pelas costas, no momento que está a saltar à bola! Não interessa se o contacto maior é depois do cabeceamento, não interessa se o Tengstedt 'trava' ou muda de direção! O contato existe, é provocado pelo defesa, que nem sequer tenta cabecear a bola, e assim evitou o cabeceamento do Casper para a baliza! Penalty indiscutível...

Agora, paragem de 3 semanas do Campeonato!!! Antes vamos ter Taça de Portugal e Liga dos Campeões, antes da próxima jornada! Vamos ver se os lesionados recuperam a tempo para a Champions... e em forma! Para já, espero que o Bah e o Kokçu não sejam obrigados a fazer as viagens para as Seleções (o Di Maria já está confirmado), pois com a Real Sociedad vão fazer muita falta...!!!

4 comentários:

  1. Por favor, é António Silva. Não é Toni. P.F. Obgdo.

    ResponderEliminar
  2. Alguns mais alguns e alguns.

    ResponderEliminar
  3. O Tino teve uma primeira parte muito fraca no global. Horrível no passe com alguns a resultarem em lances perigosos contra nós, e excelente no desarme. Mas lá está, é muito importante o desarme, mas um profissional de futebol, ainda mais do Benfica, tem que saber passar e dominar uma bola, isso é o básico do futebol. Atenção que no caso do Tino o que falta é o bom passe, o domínio dele não é mau. E por passe entenda-se passa de ruptura, e mesmo o transporte de bola dele poderia melhorar, devia conduzir mais vezes a bola. Mas lá está, só cumpre com metade do básico, o domínio. E falta a terceira coisa mais básica, saber conduzir uma bola, então se for a nível profissional de elite como é o Benfica, tem que conduzir a sofrer marcação e pressão.

    Conclusão: O Tino tem coisas boas, mas as menos boas são algo inaceitáveis num profissional do Benfica, sobretudo quando é oriundo do Seixal.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!