Últimas indefectivações

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Bela Guttmann, acabou a maldição


"A equipa sub-19 do Benfica que venceu a Youth Champions League fez mais do que ter vencido a competição de futebol juvenil mais importante do Mundo; quebrou um mito urbano e uma suposta maldição com 60 anos de história.

Cumpre-se agora o sexagésimo aniversário do bicampeonato europeu do Benfica e da memorável exibição de Eusébio, cilindrando o Real de Madrid que era, até aí, o dominador absoluto da Taça dos Campeões Europeus, com cinco vitórias nas primeiras cinco edições da prova. Recordando na sequência dessa vitória, Guttmann procura melhorar o seu salário e não tendo tido resposta sai lançando: "Sem mim, nem em cem anos o Benfica será campeão europeu". As oito finais europeias perdidas entre Taça dos Campeões, Taça UEFA e Liga Europa, a que se juntaram as três finais da Youth Champions, cimentaram esta lenda de que as finais estavam amaldiçoadas e o Benfica entrava inferiorizado. Daqui em diante vamos seguramente ouvir dizer que esta malapata era exclusivamente da equipa principal. Mas, na verdade, nas finais jovens anteriores não faltaram referências na comunicação à dita maldição. A lenda diz-nos que Eusébio, para a afastar, teria mesmo visitado a campa de Guttmann antes da final de 1990, como conta o antigo jogador do Milan, Ruud Gullit.
A vitória na Youth League tem assim dois efeitos. Desde logo, confirmar a formação do Benfica como a melhor do Mundo tendo estado em metade das finais. Mas também o de afastar esta ideia de uma qualquer pressão extra, determinada pelos insucessos anteriores.
Extraordinário é que esta vitória por 6-0, na final, tenha revelado uma equipa cheia de talentos que joga um futebol que, sendo moderno, tem muito do romantismo do futebol de outros tempos. Falta agora repetir a vitória com a chamada - Equipa A- muitos destes miúdos deixam-nos a ideia de que é possível.

Positivo: A formação do Benfica a dominar a Europa.

Negativo: Mais uma grande penalidade claríssima por assinalar a favor do Benfica no jogo com o Famalicão."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!