Últimas indefectivações

domingo, 2 de maio de 2021

Nós, as mulheres


"Dia após dia, fim de semana após fim de semana, as mulheres do Sport Lisboa e Benfica dão-nos momentos difíceis de esquecer. E não são apenas as conquistas de vitórias e de troféus, é a forma como são exemplares nas comemorações e nas reações aos triunfos. São lições de benfiquismo a cada taça vem para o museu, a cada hino e cântico entoado nos campos, pavilhões, pistas, piscinas e outras instalações desportivas do país.
A aposta que o Clube tem vindo a fazer nas equipas femininas das mais diversas modalidades, mais do que um caminho óbvio de futuro, é o reconhecimento da grande força motriz do país e do mundo. Dos 7,1 mil milhões de habitantes deste planeta, 50,4% são mulheres. Em Portugal, segundo dados de 2019, há 5,4 milhões de mulheres e 4,8 milhões de homens. E não há dúvidas quanto à sua importância para o desenvolvimento do país e da humanidade.
Uma história escrita maioritariamente por homens não faz jus às conquistas do sexo feminino. E muito menos tem enaltecido as suas lutas e causas ou denunciando de forma veemente os obstáculos, as perseguições e os abusos sofridos. O desporto é uma das muitas formas de tentar inverter a tendência, mas não é fácil recuperar de milénios desigualdade. Este é o objectivo do qual todos temos de fazer parte: a igualdade. De género, de oportunidades, de salários, de tratamento e de respeito.
Futebol, hóquei em patins, futsal, basquetebol, andebol, voleibol, atletismo, judo, pólo aquático, natação, canoagem, triatlo, râguebi, ginástica ou patinagem artística são algumas das modalidades onde o SLB dá cartas no que diz respeito ao desporto feminino. E que servem de montra para o profissionalismo, entrega, qualidade e excelência das mulheres.
Vibremos com elas, com as suas conquistas, os seus conhecimentos e aptidões. São atletas - na imensa maioria, profissionais de outras e importantes áreas - que tentam uma difícil conciliação de horários e interesses. Sacrificam-se para fazerem o que gostam, para vestir a nossa camisola e para vencer, dentro e fora de campo. Sempre! Como o têm feito todas as mulheres antes delas."

Ricardo Santos, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!