Últimas indefectivações

sexta-feira, 6 de março de 2020

As 'manhãs dos Emblemas'

"Comovem-me muito as 'manhãs dos Emblemas«. Considero que as manhãs daqueles sábados, sempre os mais próximos do dia 28 de Fevereiro de cada ano, são a festa mais bonita e genuína que os Benfiquistas oferecem a si próprios, para celebrarem o Benfica. É uma comemoração absolutamente diferente de todos os outros dias do Benfica. E chega a ocorrer-me a ideia de que aquele ambiente, tão único, que se vive sempre na tradicional Cerimónia da Entrega dos Emblemas e Anéis de Dedicação aos Sócios do Sport Lisboa e Benfica é diferente, até, do que vivenciamos num dia de eleições, ou mesmo num dia de jogo no nosso Estádio...
Numa tarde de jogo grande, com todo aquele ambiente indescritível no apoio à nossa Equipa de elite, depois, no fim do desafio, podemos ganhar, ou perder, ou empatar... Participar num acto eleitoral, por outro lado, é vivenciar, com a solenidade própria de uma circunstância não tão frequente, o indizível sentimento da Democracia no nosso Clube, e o sentido íntimo de cada um de nós ficado na construção do próximo futuro comum do nosso Glorioso Clube. Ou mesmo as inigualáveis comemorações das grandes conquistas desportivas dos campeonatos nacionais nas multidões do Marquês, que temos voltado a vulgarizar na última década, não deixam de ser sempre catarses colectivas de enorme expressão popular que muito gostamos de vivenciar...
E, no entanto, estas 'manhãs dos sábados dos Emblemas' representam, sem dúvida, algo de bem mais profundo no que nos liga de modo muito especial à 'ideia' de Benfica. Glorioso Benfica! Porquê? Porque aqui, no partilharmos a alegria de testemunhar a outorga de um galardão do Clube com aqueles que nos são queridos, nos sentimos a reforçar a ideia que, através do exemplo dos nossos Maiores, nos chegou do próprio passado Glorioso do Benfica, na transmissão de valores desportivos e éticos que nos honram, ajudando a desenvolver ainda mais o Clube, no presente e no futuro. A magia destas cerimónias consiste na convivialidade genuína em que todos juntos (nas nossas próprias diferenças) tão despojadamente aceitamos consagrar o fortalecimento da união de amigos e desconhecidos - todos nos sentimos mais ligados entre nós, no seio de uma mesma grande família que tanto gostamos de partilhar, para além da espuma dos dias. E para nós, no nosso Jornal O Benfica, estes eventos anuais representam o acrescido orgulho muito especial com que jamais esqueceremos de evocar o facto histórico de, em 1945, terem sido os nossos próprios Fundadores - sob a direcção de José Magalhães Godinho, a criar e desenvolver sistematicamente as inesquecíveis cerimónias de Entrega de Emblemas (e Anéis) de Dedicação aos Sócios do Sport Lisboa e Benfica. Honra a eles, como a todos os galardoados de 2019/2020!

Dedicação e Mérito: à memória de João Sequeira Andrade
Entretanto, no contexto da Cerimónia dos Prémios Cosme Damião realizada na passada quarta-feira, o Benfica celebrou a saudosa memória do senhor João Sequeira Andrade que há quatro meses nos deixou, partindo para o nosso 'Quarto Anel'.
A sentida homenagem do Presidente Luís Filipe Vieira, mediante a atribuição do galardão de Dedicação e Mérito dos Orgãos Sociais do Clube à figura deste grande Benfiquista, foi muito merecida e bonita: o nosso querido Amigo Sequeira Andrade consagrara grande parte da sua longa vida a uma operosa e constante ligação ao Glorioso e, em especial, ao nosso Jornal, de que foi muito ilustre décimo quinto Director.
Curvando-nos, de novo, perante o seu exemplo de Dedicação e Mérito, não quero deixar de assinalar que no Jornal O Benfica sentimos de modo profundo esta homenagem a 'um Homem bom, sábio e afável mestre'. Um grande Benfiquista. Um dos nossos melhores. Obrigado, Benfica."

José Nuno Martins, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!