Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Coluna semanal

"Uma análise semanal sobre pequenos pontos relacionados com o Benfica que me fui lembrando durante a semana.
1. Sucesso Europeu nas Modalidades. No fim de semana passado tivemos a equipa de Andebol a vencer o RK Nexe e a qualificar-se para a EHF Cup, algo que tínhamos conseguido pela primeira e última vez em 2016-17. Já a meio desta semana, a equipa de Voleibol fez o seu quarto jogo em 8 dias (com Sporting pelo meio) e voltou a vencer o Mladost Zagreb por 3-1, carimbando a segunda presença na história na CEV Champions League na história do Voleibol português e a primeira do Benfica. A primeira participação de uma equipa portuguesa foi há mais de 10 anos. Foi o Vitória de Guimarães em 2008-09. Também a meio da semana, a equipa de Basquetebol selou o 1º lugar no grupo da FIBA Europe Cup.
2. Futsal. O Futsal não teve tanta sorte assim. Calhou no grupo da morte no Elite Round da UEFA Futsal Champions League, sendo que também para ajudar ao azar não tivemos Roncaglio nos três jogos por lesão, nem André Coelho no primeiro jogo e Robinho no segundo jogo por castigo. Era um apuramento muito equilibrado, mas com estas baixas todas, ficava ainda mais difícil
3. Bruno Lage. Muitos adeptos continuam a confundir a falta de experiência de Bruno Lage com uma eventual falta de qualidade. A qualidade de Bruno Lage já está mais do que atestada. No entanto não é um treinador muito experiente, ainda menos em jogos de autocarro. É dar tempo. Temos um grande treinador. Não havia ninguém a fazer melhor do que ele tem feito nas condições que tem. Acho injusto culpá-lo pelas substituições do jogo na Quarta-feira quando a equipa estava a defender bem e qualquer substituição que fizesse poderia desestabilizar a equipa dado o momento do jogo. Os principais erros que lhe aponto é a forma como deu minutos a jogadores que não se encaixam no modelo de jogo que procura para a equipa. As titularidades de Fejsa por exemplo. Mas mesmo aí, ele está protegido porque no início da época disse que queria um plantel com duas soluções por posição e chegou a Setembro com quase 30 jogadores no plantel.
4. Ricardinho. Ricardinho anunciou que vai sair de Madrid. Eu adoro o Ricardinho. Defendi-o sempre, até quando esteve quase para assinar pelo Sporting. Mas é importante ter noção que é um jogador muito caro, com 35 anos e que o rendimento tem diminuindo nos últimos anos e a tendência natural é que continue. Se vier a um preço acessível, é um excelente reforço. Se vier para ser um dos cinco jogadores mais bem pagos das Modalidades do Benfica, acho que pelo mesmo preço conseguimos jogadores mais novos, com mais futuro, com mais rendimento, a preços mais em conta na Rússia ou no Brasil. A começar pela sugestão mais óbvia: Leandro Lino
5. Eliminação da Champions League. A eliminação da Champions ficou clara depois da derrota com o Lyon. O jogo de Quarta-feira era o mais complicado desta Fase de Grupo e fizemos um resultado muito bom, que podia ter sido melhor dado o jogo, mas que não deixa de ser um grande resultado. Agora segue-se o jogo do Zenit, onde dependemos de nós próprios para carimbar a passagem à Liga Europa. Uma vitória por 2-0 ou por três golos garante a passagem, sendo que podemos até só ganhar por um golo e passar desde que o Lyon perca em casa com o Leipzig. Este jogo com o Zenit parece-me que pode ser fundamental relativamente ao futuro do plantel do Benfica. É certo que vai haver saídas em Janeiro. Mas havendo Liga Europa na segunda metade da época, pode haver algumas entradas em Janeiro. Não havendo Liga Europa, ficamos só com saídas.
6. Novo Treinador da Equipa S23. Mauricio Pochettino foi despedido do Tottenham. José Mourinho foi apresentado como novo treinador. Foi buscar parte da equipa técnica ao Lille. O Lille veio buscar Jorge Maciel para a sua equipa técnica. Nós ficámos sem treinador da equipa S23, tendo ido buscar o Luís Ferreira Castro (LFC), antigo treinador da equipa S23 do Guimarães (não confundir com o Luís Ribeiro Castro que treinava a equipa principal do Guimarães e que está no Shakhtar). O LFC não tem muita experiência. Colocámo-lo no verão passado no Panetolikos, uma equipa grega com quem tínhamos uma parceria, mas que acabámos por não utilizar neste verão. A experiência não correu bem. Não ganhou nenhum jogo na Grécia. No entanto, a verdade é que já saiu há umas semanas e a crise de resultado mantém-se. O que se procura nestes treinador é sobretudo evolução dos jogadores e não resultados desportivos. A meio da época também não haveria muitas mais hipóteses. Como tal, é uma questão de dar tempo e ver o que acontece. Se correr mal, no verão voltamos a trocar.
7. Futuro Europeu nas Modalidades.
a) No Voleibol ficámos no grupo do Perugia - atual 2º no Campeonato Italiano -, o Varsóvia - actual 3º no Campeonato Polaco (com 2 jogos a menos e só com uma derrota) - e o Tours - actual 4º no Campeonato Francês. O favorito é o Perugia, uma das melhores equipas do mundo. Sendo que o nosso objectivo era estar aqui. Mais do que isso será sempre muito complicado. Se conseguirmos uma ou duas vitórias já é uma Champions League incrível. Para os adeptos de Voleibol é uma oportunidade única de ver grandes equipas. O Perugia nos últimos três anos esteve sempre na Final Four da CEV Champions League
b) No Basquetebol vamos agora para um novo grupo. Ficámos com o Chaleroi - actual 8º no Campeonato Belga -, o Bayreuth - actual 11º no Campeonato Alemão - e Bakken Bears - actual 2º no Campeonato Dinamarquês (com 2 jogos a menos e sem derrotas). Talvez o grupo onde temos mais hipóteses de passar. O principal adversário deverá ser o Bakken Bears, que há muitos anos que digo que tem o modelo ideal que deveríamos procurar seguir para o nosso Basquetebol. Aqui, o nosso objectivo é passar para a próxima fase, sendo que é algo ao nosso alcance, mas também não é garantido.
c) No Andebol apanhámos o Melsungen - actual 5º no Campeonato Alemão -, o Bjerringbro-Silkeborg - atual 6º no Campeonato Dinamarquês - e o Gwardia Opole - actual 4º no Campeonato Polaco. Dadas as alternativa, foi um sorteio simpático. Melsungen é o favorito. O 2º lugar pode cair para qualquer um, sendo que nós somos os underdogs, mas conseguindo bons jogos no pavilhão da Luz e na Polónia, quem sabe."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!