Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Lusitano Ginásio Clube versus Juventude Sport Clube

"O desporto não se reduz a uma só prática. Também não é apenas um espectáculo submetido às leis de audiências e dos mercados, pois como produto social estrutura-se em instituições com dinâmicas próprias e organizações com poderes, hierarquias e regras.
O futebol tem vindo, como nenhum outro desporto, a apreender a noção de comunidade imaginária, dada a capacidade de representação de uma nação através dos feitos de onze jogadores em campo. Todos os clubes de futebol têm a sua história. Salientamos aqui dois casos. O Lusitano Ginásio Clube foi fundado em 11 de Novembro de 1911. O Juventude Sport Clube foi fundado em 05 de dezembro de 1918. Ambos têm o Estatuto de Utilidade Pública. O Lusitano de Évora recebeu-o em 1984 e o Juventude de Évora em 1983. Estes dois clubes de futebol localizam-se na cidade alentejana de Évora e a sua rivalidade é ancestral. E tanto quanto nos é dado observar, têm o privilégio de disputar penosamente os campeonatos da III Divisão.
Estes dois clubes de futebol são proprietários de terrenos de grande valor comercial. As instalações dos dois são degradantes. Basta visitá-las para ver o estado em que se encontram. As direcções têm sido incapazes de promover projectos conjuntos. A fusão tem sido impossível. É pena, pois juntos poderiam ir mais longe e Évora merecia. Se algum dia houver uma fusão, sugerimos a atribuição do nome Juventude Lusitana."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!