Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

SL Benfica - FC Porto

"Esta é uma avaliação do jogo na feita na hora. Não é uma avaliação muito pormenorizada pois não revi o jogo.
O Benfica teve várias dificuldades hoje. A saída de João Félix tem sido compensada com movimentos interiores do Pizzi e do Rafa que hoje muito raramente apareceram. A defender só utilizamos seis jogadores. Pizzi, Rafa, RDT e Seferovic não defendiam muito, abrindo muitos espaços para FC Porto que soube aproveita-los. Primeira derrota de Bruno Lage no Campeonato. Umas notas sobre o jogo.
1. Pizzi e Rafa. Têm sido os melhores jogadores do Benfica no início de época. Hoje apareceram muito pouco. Contra o Paços e contra o Benfica, assumimos muitas vezes um sistema de 4-2-2-2, como Pizzi e Rafa a ligar o jogo entre os médios e os dois pontas de lança. Esse era o trabalho que Félix fazia muito bem. Hoje não conseguimos fazer esses movimentos. A nossa construção foi inexistente. É preciso rever bem o que aconteceu.
2. Haris Seferovic e RDT. Há muito tempo que diz que são dois jogadores que não combinam bem. Na verdade ainda antes de se estrearem falávamos nisso. Não se percebe a insistência de Bruno Lage nesta dupla. A bola hoje raramente lhes chegou. Os dois juntos tiveram uma oportunidade. Que serve ter dois pontas de lança para depois não terem bola? Mais uma vez digo que gostava de ver alguém atrás de um deles.
3. Grimaldo. Na primeira parte não sei se acertou um passe para a frente. Na segunda parte também esteve muito apagado. Dias maus acontecem a todos.
4. Nuno Tavares. A falta do pé direito num jogo desta envergadura podia notar-se. Disse isto há dois dias. Acho que chegou ao fim a aventura. André Almeida já esteve na convocatória hoje.
5. Ferro. Está nos dois golos do Porto. Algo a rever. Tanto ele como o Florentino têm uma falta de agressividade atroz.
6. Odysseas Vlachodimos. Ficou-me a sensação que podia ter saído na jogada do primeiro golo. Teve vários momentos em deveria ter saído e ficou na baliza. O jogo dos pés voltou a ficar em casa. É difícil compreender a decisão de não ir buscar ninguém para a baliza.
7. Chiquinho. Saiu com muitas queixas. Não é um bom indicador. Em teoria parece ser o jogador ideal para jogar atrás do avançado. Se a lesão for complicada, é obrigatório ir ao mercado.
8. Rúben Dias. Melhor em campo do nosso lado.
9. Jorge Sousa. Foi uma arbitragem saída dos anos 90. Permitiu o Porto perder tempo a segunda parte toda e só deu 5 minutos de desconto. Perdi a conta ao número de porradas que o Rafa levou o jogo inteiro. Perdi a conta ao número do faltas para amarelo que o Pepe fez. Ficou claro que a Liga não queria que o Benfica tivesse 6 pontos de vantagem sobre o Porto à terceira jornada. Mas a verdade é que o Benfica tinha o dever de fazer muito mais.
Não eram nenhuns heróis há duas semanas. Não são nenhumas bestas hoje. Mas o plantel tem fragilidades. Um clube que faz 200M em vendas não pode ter estas fragilidades. Não há um médio como Gabriel no plantel. Contratou-se um terceiro ponta de lança em vez de um segundo avançado que ajudasse na construção ninguém sabe bem porquê. Vlachodimos precisa de competição. Até dou o benefício da dúvida na questão do lateral direito. Isto estava na cara há dois meses. Mas aparentemente só hoje é que se percebeu. Falta uma semana para o fecho do mercado. Têm dinheiro. Usem-no."

2 comentários:

  1. Repito o comentário que escrevi no Vedeta.

    Na 1ª metade da época passada não jogou o Félix, no 1º jogo contra Porto que ganhámos, não jogou o Jonas que passou metade do ano inferiorizado fisicamente e não jogou o Félix. E o treinador era o Vitória o tal que não percebia nada de táctica. Não me venham com tretas.

    As pessoas gostam muito de discutir os jogadores mas não olham para a floresta. Do mesmo modo que para se discutir os fogos na Amazónia ninguém vai discutir o desempenho de determinadas árvores ou de determinados tipos de árvore, porque essa discussão para além de ser inútil é próprio dos especialistas da especialidade que não percebem nada do que falam.

    Se querem falar sobre que aconteceu no jogo e a razão porque perdemos, examinem vários factores que contribuíram para a derrota. São muitos os factores que contribuíram para o desempenho das individualidades, quase todos alheios ao jogo, porque numa equipa que joga mal todos os jogadores jogam mal.
    Foi o que aconteceu, todos os jogadores jogaram mal e a culpa não foi deles nem do treinador.

    Desde a miserável arbitragem que confirmou, contribuiu efectivamente e acentuou a estratégia pouco desportiva usada contra os nossos.
    Depois há outros factores de que até me custa falar, mas o Pepe estava dopado (ele e não só), a agressividade dele nesta altura é conhecida e devia ter sido expulso com outro árbitro (jogou como se tivesse 20 anos mas tem o dobro da idade), para não falar nas 3 faltas à entrada da área que não foram marcadas por faltas sobre o Rafa, que foi totalmente anulado com a cumplicidade do árbitro, um árbitro que ia com a lição bem estudada. Ou pensam que ele não terá sido "briefado" antes do jogo pelos do costume? O Luis Gonçalves não anda a dormir. Tinham obrigatoriamente de ganhar.

    Já cá ando há muito tempo para perceber e aperceber-me do que se passa.
    O que se passou no jogo já vimos dezenas de vezes em jogos com o Benfica ao longo dos últimos 30 anos. É novidade porventura? Já se esqueceram?

    Naturalmente que o Benfica cometeu erros que irão ser analisados, mas não podemos é fechar os olhos a factos e ao contexto em que decorreu o jogo.
    Ou vão dizer que a culpa dos nazis declararem guerra à Polónia foi culpa dos polacos?

    Se querem ler uma análise correcta por alguém que percebe de futebol, mas percebe mesmo e faz criticas certeiras descrevendo o que se passou, leiam o que escreve o abidos no Indestrutível.

    ResponderEliminar
  2. Oi! Encontrei um jogo valioso de futebol.
    Rosenborg contra FC Porto 96/97
    Jogador famoso Zahovic, Drulovic, Sérgio Conceição, Edmílson, Brattbakk.
    https://youtu.be/MavHqrVrVjg

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!