Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Futsal 2019/20

"O Futsal recomeça a época esta semana. O plantel teve várias saídas e várias entradas. Está na altura de fazer uma avaliação do que aconteceu neste verão.
Guarda-Redes
Atletas: Diego Roncaglio, André Sousa (ex-Sporting) e André Correia
Saídas: Cristiano Marques (emp. Eléctrico)
- Joel Rocha gosta de guarda-redes que saibam jogar com os pés e participar no 5x4. Dentro dessa perspectiva, Diego Roncaglio é dos melhores guarda-redes do mundo, se não o melhor, e como tal não fazia sentido mexer. Cristiano Marques foi emprestado ao Eléctrico depois de cinco épocas com a equipa principal. Ainda só tem 22 anos. É uma oportunidade para se afirmar definitivamente. André Correia surpreendeu na parte final da época, particularmente no jogo da final onde defendeu 5 penalties/livres 10 metros. No imediato pode ser um jogador importante nesta vertente das bolas paradas. André Sousa é um dos reforços desta temporada. Joel Rocha conhece-o bem, pois trabalharam juntos no Fundão. Acho que pode ser um reforço interessante, na medida que também é capaz de participar no 5x4 e em certos momentos do jogo
Fixo
Atletas: André Coelho, Afonso Jesus, Célio Coque (ex-Sporting S20), Fernando Drasler (ex-ElPozo) e Fábio Cecílio
Saídas: Marc Tolrà (ElPozo Murcia)
- Esta foi uma das posições que sofreu mudanças mais significativas. Marc Tolrà apesar de ter contrato quis regressar a Espanha. Para o seu lugar fomos buscar Fernando Drasler, jogador que tem integrado a Selecção Brasileira nas últimas convocatórias. Tolrà é um jogador mais defensivo. Drasler é um jogador que pode dar outra versatilidade no ataque. Eu acho que esta mudança no papel pode vir a fazer sentido. É que no ano passado, o Sporting tinha três pivots de grande nível. Este ano saiu Dieguinho e não entrou ninguém. Logo, não há uma necessidade tão urgente de ter três fixos muito fortes defensivamente, permitindo ter outra qualidade no ataque que Tolrà não oferecia. Drasler, tal como Cecílio pode jogar a ala, com a particularidade que Drasler é esquerdino e nós estamos com poucos alas esquerdinos. Célio Coque é uma das grandes promessas do futsal português. Vamos ver o que Joel Rocha consegue fazer dele, visto que não tem feito grande coisa do Afonso Jesus, que deve procurar afirmar-se de vez este ano. André Coelho é o craque da nossa equipa. Fundamental nos dois lados do campo. É muito importante que continue connosco por muitos e bons anos.
Ala
Atletas: Chaguinha, Tiago Brito, Bruno Coelho, Rafael Henmi, Miguel Ângelo, Robinho e Luíz Silva (ex-Benfica S20)
Saídas: Silvestre Ferreira (emp. Eléctrico) e Bruno Graça (emp. Eléctrico)
- Aqui não houve mudanças significativas. Silvestre ainda integrou várias convocatórias no ano passado, mas pouco ou nada jogou nos jogos importantes. O Bruno Graça ainda apareceu menos. Vão os dois para um empréstimo importante para as suas carreiras. De resto, continuamos com os internacionais portugueses Tiago Brito, Bruno Coelho e Miguel Ângelo. E os estrangeiros Robinho, Chaguinha e Henmi. Com a possibilidade de Fábio Cecílio, Fernandinho e Drasler poderem também fazer esta posição. O jovem Luíz Silva tem treinado com a equipa principal e para o ano pode aparecer em alguns jogos. É um brasileiro de 19 anos que está no Benfica desde do ano passado. Deve passar mais tempo na equipa S20 do que na equipa principal ainda assim. Falou-se na hipótese de trocar Miguel Ângelo por outro português. Por um lado compreendo que Miguel Ângelo não tenha correspondido ao potencial que se vislumbrava há uns anos (apesar de ter estado muito bem na última final). Por outro, acho que é melhor que qualquer outro português que esteja no Campeonato (seja o Márcio ou o Mário Freitas ou outro qualquer). Prova disso é que vai sempre à selecção e marca muitas vezes.
Pivot
Atletas: Fits e Fernandinho
Saídas: Raul Campos (Palma Futsal)
- Foi a posição mais controversa. Saiu um dos estrangeiros, Raul Campos, que na Final só jogou no último jogo, onde assinou um hat-trick. Mas o Benfica não foi buscar ninguém. O clube, nas palavras de Joel Rocha, justificou a decisão dizendo que tinha ficado decidido no verão passado que só na época de 18/19 é que iríamos ter sete estrangeiros não formados localmente e que no conjunto que características que cada jogador traz, Raul Campos tinha as menos diferenciadas. Nesse aspecto acho que foi feita uma boa decisão. Fits é um pivot mais físico, Fernandinho é um pivot/ala mais móvel. Os dois dão um conjunto de boas alternativas ao Benfica. São ambos internacionais brasileiros.
O plantel perdeu dois bons jogadores e acrescentou um bom. No entanto, é importante contar com a evolução dos que cá estavam. É importante lembrar que Henmi não jogou na última Final. Acho que de forma global, continuamos a ter boas hipóteses quer cá dentro, quer lá fora. Agora é trabalhar e confiar em quem manda."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!