Últimas indefectivações

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

O Verão em que todos quiseram Francisco Ferreira

"Benfica, FC Porto e Sporting disputaram Francisco Ferreira semanas antes do início da época 1938/39

Francisco Ferreira fez a sua formação no FC Porto e estreou-se na equipa de honra dos portistas com apenas 17 anos. O médio tinha as características dos jogadores de eleição da sua posição: força física, resistência e excelente posicionamento. A estas virtudes juntava ainda um enorme espírito competitivo, 'em qualquer jogo o seu entusiasmo era sempre o mesmo, o seu desejo de vitória mantinha-se inalterável'. Na segunda temporada, tornou-se peça-chave da equipa 'azul e branca'.
Apesar do estatuto alcançado, Francisco Ferreira continuava sem receber qualquer tipo de remuneração do FC Porto e resolveu então abordar um dirigente dos 'azuis e brancos'. 'Hesitante, esforçando-se por encontrar as palavras que melhor exprimissem o seu desejo, fez ver que não queria o futebol como vida, mas sim, e apenas, como uma ajuda para melhorar a sua situação'. Mesmo sabendo que havia jogadores a receber quantias elevadas, somente 'se atreveu a pedir 300$00 mensais'. A reacção do dirigente foi inesperada. Exaltado, respondeu: 'o senhor ou assina a ficha ou põe-se na rua'. O médio ficou desolado!
Ao saber dessa situação, os dirigentes do Benfica entraram em contacto com o jogador e, quatro dias depois, já estava na capital. Ao corrente dos desenvolvimentos, o FC Porto tentou reaver o médio. Ofereceram-lhe emprego e davam 'imediatamente 25 contos'. A proposta era tentadora, mas Francisco Ferreira era um homem de palavra e recusou a oferta.
Poucos dias depois, um novo interessado: o Sporting. Conhecedor das suas qualidades, o interesse partiu do treinador leonino, Joseph Szabo, que tentou persuadir o jogador de todas as formas. Prometeram uma boa remuneração e 'puseram-lhe a camisola verde-branca na frente, «para ver como lhe ficava bem». Mas Chico tinha o Benfica na alma e tinha alma para o Benfica'. Estava destinado a jogar de 'encarnado'.
A 18 de Setembro de 1938, Francisco Ferreira iniciou uma carreira de 14 anos de 'águia ao peito', vencendo 4 Campeonatos Nacionais, 6 Taças de Portugal e 1 Campeonato de Lisboa. A sua liderança e carácter fizeram com que fosse simultaneamente capitão de equipa do Benfica e da Selecção Nacional.
Saiba mais sobre este fabuloso jogador na área 23 - Inesquecíveis do Museu Benfica - Cosme Damião."

António Pinto, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!