Últimas indefectivações

quarta-feira, 4 de julho de 2018

A que horas é o próximo jogo?

"Hoje joga a Inglaterra e homenageamos Duncan Edwards, o inglês que podia ter sido o melhor de todos, mas a tragédia não deixou. Colaborando no apuramento para o Mundial de 1958, acabou, nesse ano, vencido pelo pior dos adversários: a morte.
Duncan foi talento precoce que expirou aos 21 anos, tornando-se permanente. Aos 16 anos, Edwards debutou pelo Manchester United de Matt Busby. Estreou-se em 1955 pela selecção e, aos 18 anos, antecipava-se jogador para vários Mundiais.
Ainda em 1955, jogou contra Portugal na primeira vitória portuguesa sobre os ‘Velhos Aliados’ (3-1). O seleccionador era Tavares da Silva, o mesmo que em 1947 dirigira a selecção contra os ingleses na mais desnivelada derrota lusitana (10-0).
Duncan fez todos os jogos do apuramento para a Suécia, marcando dois golos na vitória sobre a Dinamarca (5-2). O ano de 1958 previa grandeza para Edwards com a possível consagração em palco mundial. Infelizmente para Duncan e para o futebol, o seu ano teria apenas… 52 dias.
A 6 de Fevereiro, após jogo em Belgrado, o avião que transportava a sua equipa de regresso a Manchester fez escala em Munique. Em nova descolagem, incendiou-se...
No local da tragédia, morreram jogadores, treinadores, jornalistas, tripulantes e moradores. Outros sobreviveram, como Bobby Charlton, que se referiu a Duncan como o único jogador que o fez sentir-se inferior.
Apesar das numerosas lesões, Edwards decidiu entregar-se à luta com a mesma determinação com que se apresentava em campo. A jogar pela vida, interrogou Jimmy Murphy, um dos treinadores do clube: "A que horas é o próximo jogo?" Queria estar pronto!
Mas, a 21 de Fevereiro, a morte prontificou-se a fazer chegar a sua hora. Foi há 60 anos…. Mais tarde, o ex-seleccionador inglês Terry Venables arriscou que, se vivo, seria Duncan a receber o troféu do Mundial de 66.
Especulativo foi também o escocês Tommy Docherty, profetizando que Edwards teria sido o melhor do Mundo! Às vezes ainda nos esquecemos que o melhor do Mundo… é mesmo a vida! A que horas é o próximo jogo com a Colômbia? Prontos por Edwards?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!