Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O herói do Dragão

"Aguardam-se com expectativa as consequências que advirão do momento mais triste do clássico de sexta-feira, quando um adepto do FC Porto furou todas as barreiras de segurança e conseguiu chegar ao banco do Benfica para empurrar Pizzi. A discussão centraliza-se na interpretação dos regulamentos para perceber se o FC Porto será castigado só com muita ou se terá de fazer alguns jogos à porta fechada. Percebe-se o barulho, claro, mas a questão é mais profunda do que saber de que forma deve um clube ser responsabilizado pelo comportamento de um adepto.
Eis a perguntar que nos devemos fazer o que acontecerá ao adepto que invadiu o relvado para empurrar um jogador da equipa adversária? A Bola recordava ontem, e bem, o caso do Diabo de Gaia, adepto do Benfica que em 2008 saiu da bancada da Luz para dar encosto parecido ao árbitro auxiliar. O clube levou multa de 2500 euros e o prevaricador ficou impedido de frequentar estádios durante um ano. Cumpriu a pena e desde então está várias vezes na Luz, a ver jogos como se nada tivesse acontecido. Recordando na mesma página foi o caso do adepto do Everton que agrediu, durante um jogo da Liga Europa, o guarda-redes do Lyon, o português Anthony Lopes. A UEFA não condenou o clube inglês a jogar à porta fechada, mas aplicou-lhe multa de 30 mil euros! E não foi preciso esperar pelos tribunais, o próprio Everton baniu o adepto de assistir a jogos da equipa. Por cá, até agora do FC Porto nem uma palavra. E o mais certo é que também ele seja condenado a um ano a ver jogos na TV, podendo então voltar aos estádios que quiser.
Mais grave: as últimas notícias dão conta de que os adeptos portistas estão a angariar, nas redes sociais, ajuda para o invasor lidar com a justiça. Uma espécie de herói. Faz sentido, tendo em conta que o nosso futebol caminha para o que de melhor se faz no terceiro mundo."

Ricardo Quaresma, in A Bola

PS: O colunista também se podia recordar da invasão de campo no Alvalixo, quando o Geovani resolveu marcar um grande golo... e só não houve agressão, porque o Cotonete, então director-desportivo, impediu a carga...
Mas o colunista também se esqueceu que no caso do Diabo de Gaia o Benfica foi penalizado com a pena máxima prevista no regulamento na altura... e o próprio Diabo também foi condenado com a pena máxima... e ambos os processo não houve truques delatórios, nem o Benfica directa ou indirectamente 'defendeu' o agressor... Bem pelo contrário condenou imediatamente; tudo ao contrário do que está a acontecer neste momento, com um comunicado dos Corruptos, supostamente para condenar a invasão e a agressão, praticamente 72 horas depois do acto, claramente enquadrado numa estratégia entretanto delineada para 'defender' o clube e o 'herói'!!!

2 comentários:

  1. Entretanto e consequentemente ao caso do diabo a legislação MUDOU, logo não se pode dar ao luxo de fazer essas comparações,,

    ResponderEliminar
  2. Podem fazer-ser comparações sim senhor.
    Se o Benfica e o adepto levaram as penas máximas possíveis na altura tam bem agora devem ser aplicadas as penas máximas para ambos.
    Ainda por cima o porto não mostrou censura relativa ao acto em si.

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!