Últimas indefectivações

terça-feira, 11 de julho de 2017

Uma cidade a fervilhar de futebol

"Com histórias, cartooms e cartografia se revela a evolução de 20 clubes lisboetas, unidos numa história comum.

Campos enlameados, elementos do público a substituir árbitros que não compareceram, jogadores ou equipas completas atrasadas para jogos. Histórias de um tempo em que o futebol era mais espontâneo, menos organizado, trazem-nos o caricato de uma modalidade tão diferente a um século de distância. Mas também há situações ainda actuais, como os desmaios perante a emoção da partida e os comportamentos menos adequados dos adeptos, mesmo que noutro tempo isso significasse ver um jogo 'em mangas de camisa'.
Com estas e outras histórias curiosas se construiu a relação do Benfica com os clubes de Lisboa. Inseridos numa cidade fervilhante de futebol, os clubes, simultaneamente irmãos e adversários, cresceram lado a lado. As provas da Associação de Futebol de Lisboa, as mais importantes do país no dealbar do desporto-rei, uniram os clubes numa história comum. Algumas das colectividades do início do século não sobreviveram mais do que uma não-cheia de anos. Outras consolidaram-se ao longo do tempo, passaram por dificuldades, mas sobreviveram até hoje. Outras ainda, unindo-se, deram origem a novos clubes que se transformaram em grupos emblemáticos da cidade.
A história destes clubes está intimamente ligada não só à evolução do futebol mas também aos seus campos desportivos. No início do século XX, a maioria dos campos eram terrenos públicos, muitas vezes utilizados também para outras actividades, como feiras, que deixavam os terrenos pouco próprios para o prática do futebol. Depois, vieram os simples campos, com modestas vedações, ainda pelados. Com o crescimento da cidade, alguns campos desapareceram. Os grandes estádios surgiram na paisagem urbana nas décadas de 40 e 50 e, hoje, a cidade conta com modernos estádios do século XXI.
Esta é a evolução de um século de paixão pelo futebol, de paixão pelos clubes e de paixão pela cidade. Na exposição Lisboa e Benfica - 20 Clubes, 20 Histórias, celebramos essa paixão. Com traço de Ricardo Galvão, cartoonista de A Bola, damos a conhecer 20 histórias de 20 clubes lisboetas, recorrendo a uma das grandes tradições na comunicação do desporto, o cartoon. Objectos do acervo dos clubes lisboetas mostram a sua identidade. Através da cartografia da cidade, relembramos a Lisboa de outros tempos. Para visitar até 30 de Setembro, na Rua do Jardim do Regedor, em Lisboa."

Rita Costa, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!