Últimas indefectivações

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O grande desafio

"O esfacelamento da equipa do Benfica que dominou o futebol português na última época está a preocupar terrivelmente os adeptos e a ser aplaudida pelos adversários. Portistas e sportinguistas esfregam as mãos, até porque o FC Porto, depois do vexame do ano passado, abriu os cordões à bolsa e está a reforçar-se forte e caro: Tello, Adrián López, Casemiro, Martins Indi, etc.
Mas os clubes são como os países: se gastam acima das suas possibilidades, lá virá o dia em que chega a factura. Aconteceu isso a Portugal, poderá acontecer a qualquer clube. Por isso, o Porto corre um elevado risco. Inversamente, o Benfica está a acautelar a tesouraria para não ter surpresas. Até porque está muito exposto ao BES, cuja crise é conhecida...
Houve um tempo em que o Benfica comprava caro e vendia barato. Fez negócios ruinosos. Luís Filipe Vieira percebeu que o caminho teria de ser o oposto: comprar barato e vender caro. Para isso, precisava de ter um bom scouting e um treinador capaz de potenciar os jogadores e de voltar a projectar o clube na Europa (para ter uma montra onde pudesse mostrar as suas 'pérolas').
Jorge Jesus conseguiu o milagre, e hoje o Benfica compra barato e vende caríssimo. Está, pois, no caminho certo. Claro que os adeptos têm pena de perder os melhores elementos. Mas só assim o clube terá futuro e será sustentável. Tudo o resto serão glórias efémeras.
Mas, com tantas perdas, será possível fazer uma equipa competitiva? Acredito que sim. Jesus já mostrou - em particular no Belenenses - que é mestre em reconstruir equipas. Tudo depende dos pontos que perder no início do campeonato. Se se aguentar no primeiro terço, poderá voltar a ser campeão - porque o novo onze, aí, já começará a estar rodado.
E ser campeão é muito importante, pois só assim poderá aspirar à hegemonia no futebol português. Mesmo com sangria, a equipa do Benfica tem a tremenda responsabilidade de não deixar a oportunidade de não deixar fugir a oportunidade de vencer o campeonato pela segunda vez seguida - o que não sucede há 30 anos.
Este é o grande objectivo. Vieira sabe-o - e Pinto da Costa também. Daí que, para o tentar impedir, esteja a fazer tanas loucuras."

1 comentário:

  1. Aprecio o AJS, e concordo no geral, mas não nas conclusões:

    Vieira não percebeu, (nem percebe, nem sequer se interessa com essas futilidades...), a importância que teria tido o BI campeonato, daí este descalabro qualitativo e quantitativo..

    PC percebeu isso, e fez o que tinha de fazer:arriscou tudo para impedir aquilo que seria a sua estocada final...

    O que separa um e outro é para o nosso presidente é bom ganhar às vezes, para fazer estas negociatas todas, para PC é pessimo perder as vezes...

    ResponderEliminar

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!