Últimas indefectivações

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Colete-de-forças !!!

Benfica 0 - 2 Athletic Bilbao

Mais um treino aberto ao público que os Bascos levaram muito a sério, pareceu-me mesmo que o Athletic fez deste jogo uma 'simulação' dos Play-off da Champions que vai disputar (possível adversário dos Corruptos!!!).
Hoje não farei analises individuais aprofundadas, pois andei a fazer zapping com o jogo dos sub-19 na Final do Europeu, com a Alemanha, mas vi na 1.ª parte, um Benfica incapaz de sair do colete-de-forças Basco... que pressionou muito alto, quase 'à Barça', e não deixou o Benfica ter bola. No 2.º tempo as alterações voltaram a ser muitas, o Benfica mais fresco foi tentando, mas o Bilbao manteve a equipa 'titular' e aproveitou o contra-ataque para marcar o 2.º...
Esta pré-época está a ser marcada, exactamente por esta incapacidade 'anormal' do Benfica em não ter bola, e consequentemente não consegue criar oportunidade de golo, e assim os avançados têm marcado poucos golos... A ausência dos 2 Centrais titulares, e dos 2 Médios 'supostamente' titulares ajudam a explicar muia coisa:
1) O problema começa na defesa, sem os Centrais mais experientes, o Benfica não consegue construir jogo na 1.ª fase... Aqueles passes, entre Centrais, que os adeptos tanto assobiam na Luz, neste momento estão a fazer falta... essa capacidade de quando a bola chega a uma lateral, não haver espaço para 'subir', ficar 'fechado', passar a bola para trás, e mudar de flanco, é essencial, mesmo que seja muitas vezes incompreendida...!!!
2) O outro problema é no meio-campo. Falta o médio fisicamente 'faltoso', que recupere, e intimide o adversário, e depois falta o Enzo...!!! Sim, falta o Enzo, porque as boas indicações do Talisca e do Teixeira, são só isso, boas indicações. Por exemplo o Talisca, tem que melhorar muito as recepções de bola, naquela posição, não pode dar 2 ou 3 toques para parar a bola, quando é pressionado...

Amanhã temos um dia de 'descanso' e depois mais 2 jogos, Sábado e Domingo... e muito sinceramente, antevejo os mesmos problemas, até porque o Arsenal é outra daquelas equipas que tem sempre muita bola... e o Valência idem-idem...!!! Não creio que foi de propósito, mas nesta pré-época 'escolhemos' equipas que gostam de ter 'bola': no nosso Campeonato, este tipo jogos serão poucos, vamos na grande maioria das vezes defrontar equipas 'fechadinhas' lá atrás, mas na Champions é provável jogar contra este tipo de equipas... Só faltou mesmo um jogo com Barça neste início de época, para completar o ramalhete!!! E creio que chegou a estar programado!!!
PS: No outro jogo que assisti em 'simultâneo' Portugal perdeu na Final do Europeu de sub-19, por 0-1. Acabou por ser uma derrota normal, contra uma equipa melhor, que até podia ter marcado mais. A diferença física e de maturidade competitiva é grande. Nós temos alguns bons valores, mas têm pouco consciência colectiva do jogo, principalmente no ataque... Indo um pouco contra-a-corrente até acho que a equipa que o ano passado perdeu nas Meias-Finais do Europeu, era se calhar melhor que esta, a diferença foram os adversários mais fracos que encontrámos nesta Fase Final...
O João Nunes fez um bom Campeonato, mas às vezes parece demasiado 'soft' na abordagem aos lances. O Guzzo começou como titular, foi para o banco, e hoje voltou ao 11... tem tudo para ser o próximo 'João Teixeira'!!! O Rebocho foi pouco utilizado, ainda por cima quando jogou, foi empurrado para Lateral-direito (muito melhor que o Riquicho)... O Romário é um dos tais jogadores, que só joga para ele... tem tudo para ser um grande jogador: fisicamente e tecnicamente, mas a 'cabeça' - a tomada de decisão -, não ajuda nada!!! Uma nota ainda para o Nuno Santos, que foi o azarado deste Torneio... desejo-lhe uma recuperação rápida.
Esta equipa irá estar no Mundial de sub-20, além da recuperação do Nuno Santos, tanto o Rochinha, como o próprio Gonçalo Guedes deviam ser opção... Se até lá o Gelson aprender a passar a bola, talvez exista alguma possibilidade de fazer boa figura!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!