Últimas indefectivações

terça-feira, 29 de março de 2022

Roger Schmidt | Um treinador ao nível do SL Benfica


"Acreditas que Roger Schmidt é o técnico ideal para assumir um SL Benfica em reconstrução?

O dia de hoje está a ser marcado pela notícia da vontade de Rui Costa em trazer Roger Schmidt para o comando técnico da equipa do SL Benfica.
O alemão termina contrato com o PSV Eindhoven no final da temporada. O presidente das águias e o diretor para o futebol profissional Lourenço Coelho já terão reunido com o treinador em Amsterdão para apresentar o projeto.
Desde Quique Flores (2008-2009) que o clube da Luz não tem nenhum treinador estrangeiro. Esta é uma oportunidade para ir buscar um técnico experimentado a nível europeu e com um estilo de jogo ofensivo que impulsione o futebol dos encarnados. Roger Schmidt é o homem certo para isso.
É verdade que há muitos treinadores portugueses de qualidade, mas os mais cotados não querem voltar a Portugal. E não há razão nenhuma para a fixação em só contratar treinadores nacionais, porque hoje em dia todos os técnicos conhecem bem os outros campeonatos.
Schmidt já defrontou, aliás, por algumas vezes o Benfica em provas europeias. Uma delas foi no início desta temporada no play-off de acesso à Liga dos Campeões, onde a sorte sorriu aos encarnados.
Roger Schmidt passou por Delbrücker SC, Preußen Münster e Paderborn antes de ser campeão no RB Salzburgo em 2013-2014. Nessa equipa orientou o senegalês Sadio Mané, atual craque do Liverpool FC.
Depois, esteve no Bayer Leverkusen e conseguiu por duas vezes apurar o clube para os oitavos de final da Liga dos Campeões. No Bayer, Hakan Çalhanoglu e Heung Min-Son eram as figuras em destaque.
Seguiu-se uma aventura na China, ao serviço do Beijing Guoan, onde não teve grande regularidade. O regresso à Europa deu-se na temporada transata pela mão do PSV. Todavia, não tem sido fácil contestar a hegemonia do Ajax FC.
Roger Schmidt privilegia um 4-4-2 muito vertical. Gosta que a bola chegue rapidamente à frente, que os médios vejam sempre linhas de passe para a frente. É fácil ver como se podem encaixar as suas ideias no plantel do SL Benfica.
Laterais ofensivos (como Alejandro Grimaldo, sobretudo), avançados com poderio físico para martirizar os oponentes (Roman Yaremchuk e Darwin Núñez adequam-se na perfeição), extremos explosivos (destaque para Rafa Silva).
Fica a faltar um verdadeiro box to box com capacidade de pressão e raio de ação alargado. Um jogador mais físico do que João Mário, menos propenso ao erro do que Adel Taarabt e mais compenetrado do que Soualiho Meïté.
O 4x4x2 é o sistema tradicional do Benfica ao longo da sua história, por isso até por aí este casamento entre o clube e o técnico alemão tem tudo para dar certo.
O plantel foi construído a pensar nas ideias de Jorge Jesus – apesar de o amadorense depois se ter convertido ao 3x4x3 -, logo tem muitos avançados e dá corpo a esse sistema de 4x4x2, do qual Nelson Veríssimo também não se tem distanciado.
Este interesse do Benfica no treinador alemão mostra que Rui Costa quer voltar a trazer para o Benfica uma cultura de exigência e uma qualidade de trabalho superlativa.
O emblema da Luz já teve muito sucesso no passado com técnicos estrangeiros. Rui Costa, por ter sido o grande jogador de futebol que foi, conheceu os melhores, trabalhou com eles e sabe que tipo de exigência é preciso ter para alcançar o sucesso ao mais alto nível.
Jorge Jesus, antigo treinador dos encarnados, chegou a dizer que Rui Costa era a única pessoa da estrutura do antigo presidente Luís Filipe Vieira que percebia de futebol.
É claramente uma melhoria que o SL Benfica seja hoje gerido por uma pessoa do futebol, e de notável currículo, capaz de fazer boas escolhas para o projeto desportivo e com uma ampla rede de contatos derivada da sua brilhante carreira."

1 comentário:

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!