Últimas indefectivações

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

A certa altura que decidir o que queremos ser


"Esta semana o Benfica sofreu um penalty, pelo menos, relativamente óbvio - até n’O Jogo disseram que era penalty. Mas depois vamos ver o que aconteceu na realidade e não foi assinalado. E isto dá que pensar. Se tivesse acontecido num jogo do Porto, será que a cotovelada na cara do Vertonghen não teria sido melhor analisada e o penalty não teria sido assinalado? É este o modus operandi do Porto. Todo o santo jogo. Um jogador do Porto cai na área, cento e cinquenta tipos levantam-se no banco a barafustar. Podem não assinalar penalty na primeira ou na segunda, mas à terceira ou à quarta lá cai um penalty forçado. Mas nós não. Nem quando um jogador cai na área, nem sequer quando há de facto penalty. Ficamos calados e deixamos os árbitros fazer o seu trabalho, e como no futebol 95% das jogadas são discutíveis, os árbitros acabam por ir pelo caminho fácil que é não se meterem em confusões.
Podem dizer que é nojento o que o Porto faz. Óbvio que é. Mas tem resultados. O Porto tem onze penalties a favor na Liga. Nós temos zero. O Porto tem mais penalties que oito equipas da Liga juntas. Tem tantos penalties como o segundo e o terceiro clube com mais penalties. Pelo segundo ano consecutivo o melhor marcador do Porto é o tipo que bate penalties (um lateral esquerdo no ano passado e este ano um médio centro). É uma diferença abissal entre duas equipas que são ambas top4 em posse de bola e remates por jogo.
Até se poderia dizer que nós não entramos dentro da área dos adversários. Mas isso também é falso. O Benfica produz em média 13.9 remates por jogo. O Porto produz 15.1. O Benfica remata em média 69% das vezes dentro da área. O Porto remata 71%. São as duas equipas que mais rematam dentro da área da Liga. A diferença entre os onze e o zero não está na quantidade de vezes em que entramos na área. Está na pressão psicológica que todos os jogos o Porto consegue incutir nos árbitros e nós não. Porque de resto, os números são óbvios. Além do Benfica, só há mais uma equipa que não tem penalties nesta Liga. É o Nacional que é precisamente a segunda equipa que menos vezes remata dentro de área. 
Nós podemos praticar um futebol horrível. Mas se fossemos uma equipa que praticasse um futebol horrível com onze penalties a favor, se calhar em vez de estarmos a possivelmente treze pontos do Sporting, estávamos a cinco ou a seis. Protestar com os árbitros por tudo e por nada pode ser nojento. Mas resulta. A certa altura temos que decidir o que queremos ser. Se queremos ser os gajos que apontam o dedo enquanto os outros colhem todas as oportunidades. Ou os gajos que também colhem oportunidades. Ou nos mexemos para que a Liga castigue severamente quem faz esta pressão psicológica nos árbitros todos os jogos. Ou começamos também nós a fazer esta pressão psicológica. Agora como está é que não pode continuar.

PS: não se esqueçam de pedir para retirar o 5º amarelo ao Weigl."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!