Últimas indefectivações

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Os 5 jogadores mais determinantes em clássicos

"Já se sente o friozinho na barriga, o coração já bate mais forte, já se roem as unhas! O dia do clássico aproxima-se… Um jogo SL Benfica x FC Porto é como um feriado nacional. O país para por 90 minutos para ver uma rivalidade histórica, seja na TV ou no estádio.
Ao longo da história, alguns jogadores marcaram este jogo em particular, que sempre será mais que um só jogo. Relembra alguns deles.
1. Eusébio Para além de marcar um clube, um país e uma geração, Eusébio da Silva Ferreira marcou (e muito) em clássicos. O Pantera Negra disputou 33 clássicos ao serviço dos encarnados e fez balançar as redes portistas por 25 ocasiões. É, de resto, o melhor marcador de sempre em clássicos. Foi dos jogadores mais importantes de sempre da equipa das águias, ao marcar 596 golos em 557 jogos, conquistando por 11 vezes o título de campeão nacional. Um verdadeiro craque, do melhor que o clube já viu! O único português a vencer a Bola de Ouro ao serviço de uma equipa portuguesa.
2. Julinho Júlio Correia da Silva ou Julinho, como era carinhosamente tratado pela massa adepta encarnada, foi a figura do jogo com o resultado mais pesado num clássico. O jogo viria a terminar por 12×2, a favor do SL Benfica, tendo Julinho apontado quatro tentos. Foi um festival de golos com o portuense a liderar aquela que foi a maior discrepância, em termos de golos, de um SL Benfica x FC Porto.
Foram 11 anos de águia ao peito, tendo marcado 202 golos em 200 jogos, em que conquistou três campeonatos nacionais, duas Taças de Portugal e uma Taça Latina, na qual foi o herói.
3. LimaO luso-brasileiro tinha um dom: marcar ao FC Porto. Não só ao serviço dos encarnados, mas também quando representou o Belenenses e o SC Braga. No clássico no decorrer da temporada 2014/2015, à 13ª jornada, Lima apontou um bis. Dois golos que foram fundamentais para que a equipa encarnada viesse a conquistar o troféu de campeão nacional pela segunda vez consecutiva. Nesse ano, o SL Benfica terminou o campeonato com 85 pontos, mais três que o eterno rival.
Com um faro de golo incrível, Lima foi uma das peças-chave do Benfica de Jorge Jesus para conseguir o bicampeonato e, posteriormente, aquele que viria a ser o primeiro tetra da história do clube a Luz.
4. Matic Mas quem não se lembra das exibições monstruosas do sérvio ao serviço das águias? Pois, Matic tinha que estar neste lote, muito pelo golo apontado no clássico da 14ª jornada do campeonato de 2012/2013. Um golo de outro mundo, sem deixar a bola cair, de primeira, colocada no ângulo superior… Um golo de nota artística elevada, que correu o mundo! Nessa altura o SL Benfica perdia por 1-0 e Matic igualou o marcador. Nesse ano o FC Porto viria a ser campeão, com mais um ponto que o glorioso. Para a história ficam as exibições fenomenais de Matic com o Manto Sagrado!
5. Saviola Num campeonato em que a luta não foi directamente com o FC Porto, foi contra este que Saviola marcou o tento vitorioso na 14ª jornada. Triunfo por 1-0 no reduto dos encarnados. Numa altura da temporada fulcral para ganhar distância ao eterno rival, Javier Saviola foi o herói da Luz. A verdade é que nesse ano o SL Benfica quebrou a sequência de quatro campeonatos ganhos pelo FC Porto. Saviola tornou-se, então, preponderante ao garantir os três pontos para a formação encarnada. Isto, a juntar às exibições do pequeno argentino, tornam-no num dos jogadores mais determinantes em clássicos."

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!